UCID apresenta António Monteiro como candidato à câmara de São Vicente pela sexta vez

Inicio | Política
UCID apresenta António Monteiro como candidato à câmara de São Vicente pela sexta vez
18/04/24 - 12:29 pm

Mindelo, 18 Abr (Inforpress) – O ex-presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) e deputado nacional António Monteiro é o candidato do partido para as eleições autárquicas de 2024 em São Vicente, sendo esta sexta vez que se candidata ao cargo.

A informação foi confirmada hoje, em conferência de imprensa, pelo presidente da UCID, João Santos Luís, justificando que a ilha de São Vicente “não pode continuar no marasmo” em que se encontra com o actual presidente de câmara.

É que, segundo Santos Luís, Augusto Neves é “anti dialogante, autoritário” e com tem “fraca capacidade técnica e sem condições para procurar soluções adequadas que sirvam a ilha e colocá-la num diferente nível de desenvolvimento”.

“É nossa firme convicção de que o candidato da UCID para as autárquicas de 2024 em São Vicente, o engenheiro António Delgado Monteiro, possui visão estratégica, sapiência e humildade necessária, atributos que consideramos decisivos para capitalizar o enorme potencial que a ilha detém”, considerou.

Segundo a mesma fonte, o candidato está ciente das suas responsabilidades e conhece “muito bem” a ilha, “as suas dificuldades e as suas valências” e, como tal, “está em condições de servir São Vicente e a sua população da melhor forma possível e não se servir de São Vicente como vem acontecendo com os sucessivos mandatos do atual edifício”.

Para o político, o “declínio económico e social da ilha” leva a UCID a afirmar que “é urgente uma nova viragem para São Vicente” que “potencialize todas as valências e potencialidades” da ilha.        

Questionado sobre quais serão os argumentos para convencer o eleitorado a apostar em António Monteiro, já que é a sexta vez que ele se candidata à presidência da Câmara Municipal de São Vicente, João Luís revelou que os argumentos são os projectos que irão ser apresentados, que abrangem toda a franja da população de São Vicente.

O presidente da UCID avançou que o partido terá candidatos em pelo menos 50 por cento (%) dos municípios, ou seja, o partido pretende concorrer em 11 câmaras municipais do País.

António Monteiro, 54 anos, mindelense nascido em São Tomé e Príncipe, a 9 de Junho de 1961, foi criado no bairro de Fonte Francês, subúrbio do Mindelo.

Pai de três filhas, casado, António Monteiro, de 1975 a 1979, cursou Electricidade na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, e licenciou-se, em 1985, em Engenharia Electromecânica pela Universidade Politécnica de Odessa (ex-URSS), onde foi presidente da Associação de Estudantes Estrangeiros.

Foi também presidente da Associação dos Estudantes Cabo-Verdianos na ex-União Soviética. Militante da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) desde 1992, António Monteiro foi eleito presidente do partido em 1997, reeleito em 2005 e no XV Congresso realizado em Julho de 2009, na ilha de São Vicente.
É deputado à Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral de  São Vicente, e foi vereador eleito pelas listas da UCID nas eleições autárquicas de 2004, 2008 e 2012.

A carreira profissional de António Monteiro tem passagem pela Empresa de Electricidade e Água (Electra), onde desempenhou funções de electricista, inspector de redes de electricidade e água, técnico superior da Direcção de Exploração e director de aprovisionamento na Delegação de São Vicente (Matiota).

O líder da UCID passou, igualmente, pela Enapor, Portos de Cabo Verde, onde foi responsável dos serviços de manutenção, da divisão de equipamentos e ainda foi director de engenharia e informática.

No seu percurso académico, António Monteiro foi professor do Instituto Superior de Engenharia e Ciência do Mar (Isecmar), ministrou cursos de formação pedagógica de monitores, de planeamento de equipamentos e manutenção portuária, de design e operação de motores e de técnicas de comunicação.

Nas próximas eleições autárquicas vai concorrer pela sexta vez ao cargo de presidente da Câmara de São Vicente.

CD/AA

Inforpress/Fim

Partilhar