
Porto Novo, 22 Jul (Inforpress) - O terminal de cruzeiro em construção em São Vicente vai beneficiar directamente Santo Antão, uma das ilhas com maior número de escalas de navios de cruzeiros durante a temporada 2023-2024, declarou hoje o deputado Damião Medina.
O parlamentar, eleito nas listas do Movimento para a Democracia (MpD, poder) pelo círculo eleitoral de Santo Antão, reforçou que a ilha terá a ganhar com o terminal de cruzeiros, numa altura em que se fala também da ampliação do porto do Porto Novo.
Este é um projecto que foi já anunciado pelo Governo, num investimento que pode rondar os 3.6 milhões de euros (cerca de 400 mil contos).
“Claro que o porto de cruzeiros vai beneficiar diretamente a ilha de Santo Antão, complementando o porto do Porto Novo, que também vai ser alvo de obras de ampliação brevemente e poder assim receber navios de cruzeiros com maior dimensão”, explicou este deputado.
Dados disponibilizados pena Enapor – Portos de Cabo Verde indicam que Porto Novo foi um dos portos nacionais que mais escalas de navios de cruzeiros receberam durante a temporada de cruzeiros 2023-2025, em que Cabo Verde recebeu 220 navios e 91 mil passageiros.
Porto Novo, com 22 escalas e 1.680 passageiros, foi o quarto porto mais visitado durante a temporada de cruzeiros, que decorreu entre Setembro e Junho, ficando atrás do Porto Grande (São Vicente), Porto da Praia (Santiago) e Vale dos Cavaleiros (Fogo).
Conforme a Enapor, os portos de Cabo Verde receberam durante a temporada de cruzeiros 220 cruzeiros e 90.852 passageiros.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar