Mindelo, 05 Fev (Inforpress) – A Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia, que detém a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), e da qual a Enapor é membro, fechou o ciclo de incorporação dos diferentes arquipélagos atlânticos com a adesão dos Açores.
Até agora composta pelas Ilhas Canárias, Cabo Verde e Madeira, a Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia, de acordo com uma nota da Enapor, Portos de Cabo Verde, recebeu o novo membro em sessão na sede da Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife (Ilhas Canárias).
A Associação Internacional de Portos das Ilhas da Macaronésia, que funciona sob a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), tem por objectivo promover os portos das ilhas atlânticas como destinos turísticos de cruzeiro, fomentar e reforçar a integração entre os arquipélagos que a integram.
Da reunião de Tenerife, de acordo com a mesma fonte, saíram “pontos importantes” que vão permitir definir os passos para o futuro, com foco num “intenso plano” de promoção e marketing e com “objectivos claros” a serem alcançados ainda este ano.
Actualmente, assinalou a mesma fonte, o turismo de cruzeiros nas Ilhas Atlânticas representa um mercado conjunto de cerca de três milhões de passageiros/ano.
Daí a intenção de reforçar a posição dos portos que fazem parte da associação no corredor atlântico para alcançar novos mercados, bem como promover as rotas existentes entre estes.
A Cruise Atlantic Islands está ainda a trabalhar na definição de estratégias conjuntas com vista a obter financiamento da UE, o que permitirá o desenvolvimento de projectos conjuntos para melhorar a conectividade e impulsionar o crescimento económico das ilhas do Atlântico Médio.
AA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar