Turismo: Ministro considera Santo Antão o destino “mais atractivo e impressionante” de caminhadas no país

Inicio | Economia
Turismo: Ministro considera Santo Antão o destino “mais atractivo e impressionante” de caminhadas no país
01/04/25 - 04:02 pm

Ribeira Grande, 01 Abr (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes afirmou hoje que Santo Antão é o destino “mais atractivo e impressionante" para o turismo de caminhadas em Cabo Verde, com potencial para impulsionar a economia local e aumentar os gastos dos turistas.

“O Governo, com o apoio financeiro do Banco Mundial, através do projecto Turismo Resiliente e Economia Azul, mas também do Fundo do Turismo, já começou a tomar medidas concretas que têm vindo a resultar na estruturação e em investimentos no segmento de mercado de caminhadas”, salientou.

José Luís Sá Nogueira, que presidiu à socialização do projecto de governança dos caminhos pedestres de Santo Antão, no Auditório do Liceu Januário Leite, no Paul, afirmou que o Governo, através do Fundo do Turismo, investiu no mapeamento e na realização de percursos pedestres no Fogo, em Santiago, São Nicolau, Santo Antão e, futuramente, na ilha da Brava.

Especificamente em Santo Antão, o governante frisou que têm vindo a ser realizadas intervenções concretas em termos de turismo de caminhada e de requalificação das vilas rurais, sendo um exemplo a ser explorado a nível das outras vilas do país.

Para impulsionar ainda mais o turismo de caminhada, José Luís Sá Nogueira revelou que uma equipa técnica especializada está, neste momento, a trabalhar no sentido de propor regulamentos, normas, planos de capacitação, modelos de governança das trilhas turísticas, plano de marketing e, sobretudo, identificar oportunidades de negócios com impacto positivo na geração de rendimentos para as comunidades locais.

Segundo o ministro do Turismo, a população local deve sentir, de facto, a presença do turismo, pois, na sua óptica, é “muito importante” trabalhar com todos os intervenientes que constituem o sistema turístico de Cabo Verde.

Neste sentido, a mesma fonte garantiu que o objectivo é assegurar que o turismo de caminhada seja sustentável, tanto ambiental como economicamente e socialmente.

José Luís Sá Nogueira referiu ainda que Santo Antão tem um potencial “extraordinário” em termos de turismo de montanha e de natureza e pode, juntamente com as suas riquezas agrícolas, culturais e a imponência da sua costa marítima, atrair investimentos que possam impulsionar a sua economia, gerar pequenos e médios negócios, emprego, rendimentos para os jovens e contribuir para que a ilha tenha uma dinâmica económica com impacto positivo na sua população.

O ministro do Turismo e Transportes, está a realizar uma visita oficial a Santo Antão, com o objectivo de reforçar o diálogo com os actores do sector do turismo e transportes, bem como acompanhar projectos estratégicos em curso.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar