Mindelo, 25 Jul (Inforpress) – Os trabalhadores dos Correios (CCV) devem passar a receber o 15.º mês de salário, um “salário variável” de acordo com o desempenho dos colaboradores, tal como anunciou o presidente da empresa hoje, no Mindelo.
Isidoro Gomes declarou à imprensa esta “grande conquista dos funcionários” ao presidir à Reunião Nacional de Dirigentes dos CCV, realizada hoje na sala de Conferências da Câmara de Comércio do Barlavento, no Mindelo.
Um encontro que, conforme a mesma fonte, está a ser retomado para reforçar concertações e alinhamentos estratégicos, tendo em conta a actualização de um conjunto de instrumentos de gestão.
A começar, enumerou, pelos instrumentos de gestão dos recursos humanos, que estão a ser revisitados para revisão do sistema de avaliação de desempenho.
“Para que, com base nesse instrumento, possamos criar na empresa um novo salário chamado 15.º mês, que será um salário variável de acordo com o desempenho dos nossos colaboradores, ou seja, cremos que estamos perante uma grande conquista por parte dos trabalhadores dos Correios”, considerou Isidoro Gomes.
Uma introdução, que, segundo a mesma fonte, baseia-se também nas conquistas e ganhos da empresa, cujo outro objectivo é ter “variáveis muito claras do ponto de vista económico”.
Neste sentido, pretendem em Janeiro de 2026 actualizar o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), com última actualização feita em 2020.
“Estamos num mercado competitivo, os talentos estão a ser procurados por todos e nós queremos de facto criar um quadro remuneratório atractivo, actualizado, à luz daquilo que são as capacidades financeiras e económicas da empresa”, justificou Isidoro Gomes.
Algo possível, assegurou, devido aos resultados positivos que os CCV vêm acumulando desde 2019.
“Temos de continuar com essa dinâmica, mas queremos acelerar e queremos ter resultados ainda maiores”, sublinhou aquele responsável, para quem é possível colocar os CCV “na lista de uma das seis maiores empresas de Cabo Verde”.
Outra vertente que está a ser trabalhada é a de aumentar a visibilidade além fronteiras, com a participação dos Correios na União Postal Universal e este fazer parte dos órgãos da União no congresso, marcado para o próximo mês de Setembro, em Dubai.
Isidoro Gomes disse que a candidatura já foi aceite pela Secretaria-Geral da União Postal Universal, faltando agora a intervenção da diplomacia cabo-verdiana para tal acontecer.
Além da reunião, a agenda do presidente dos CCV contempla na tarde de hoje a inauguração oficial da loja remodelada dos Correios no Mindelo, na Rua Pedonal, e que acredita ser um dos espaços públicos “mais modernos e atractivos em toda a ilha de São Vicente”.
A infra-estrutura deve entrar em funcionamento na segunda-feira, 28.
LN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar