Trabalhadores do INIDA denunciam morosidade na publicação do PCFR

Inicio | Sociedade
Trabalhadores do INIDA denunciam morosidade na publicação do PCFR
13/11/25 - 06:06 pm

João Teves, 13 Nov (Inforpress) – O presidente do Siscap, Francisco Furtado, denunciou hoje, a demora na publicação do PCFR do INIDA, que se encontra há cerca de quatro meses na Direcção Nacional de Administração Pública (DNAP), sem definição ou implementação.

Em declarações à imprensa, o presidente do Sindicato da Indústria, Serviços, Comércio, Agricultura e Pesca (Siscap), disse que a inércia da DNAP e do Ministério da Administração Pública e Modernização do Estado tem provocado frustração e insegurança entre os trabalhadores do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA).

“Essa morosidade laboral apoquenta os trabalhadores (…) O Plano de Carreiras, Cargos e Remunerações (PCFR) é fundamental para garantir direitos, estabilidade e mecanismos de gestão do pessoal. A demora compromete o ambiente laboral e desmotiva os profissionais”, afirmou.

A representante dos trabalhadores, Cíntia Varela, afirmou que o grupo está “ansioso” e aguardando uma resposta positiva desde Novembro de 2023, destacando que o atraso tem impacto directo no custo de vida e na sustentabilidade financeira dos colaboradores.

O Siscap exige do Ministério da Agricultura e Ambiente a publicação e implementação imediata do PCFR do pessoal do INIDA, pedindo ainda que o Orçamento de 2026 inclua verba específica para a sua execução.

DV/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar