Torneio Inter-Liceu 4.0 com aposta num apelo ao fair-play e valorização do talento jovem

Inicio | Sociedade
Torneio Inter-Liceu 4.0 com aposta num apelo ao fair-play e valorização do talento jovem
01/11/25 - 11:12 am

Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – Os jogos do Torneio Inter-Liceu 4.0 terão início no dia 8 de Novembro com apelo ao fair play e valorização do talento jovem, envolvendo equipas representativas de diferentes estabelecimentos de ensino secundário da cidade da Praia.

O evento, de caráter desportivo e educativo, tem como objectivo promover a integração entre os liceus, estimular a prática do desporto escolar e fomentar valores como a disciplina, o respeito e o espírito competitivo entre os jovens.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), parceiro fundamental na promoção do desporto escolar e na dinamização de actividades que contribuem para o desenvolvimento da juventude cabo-verdiana.

À margem da cerimónia de abertura, que teve lugar na sexta-feira, 31 de Outubro, no Gimno Desportivo Vává Duarte, o administrador executivo do IDJ, Anildo Santos, destacou que o torneio representa uma oportunidade para os jovens mostrarem o seu talento e fortalecerem laços de amizade.

“Aqui, mais do que ganhar ou perder, é os jovens terem a oportunidade de participar, de partilhar e, acima de tudo, de criar espaço de amizades. Somos um país de talento e, nestes dias, todos vêm com alegria”, afirmou.

Segundo o responsável, o Torneio Inter-Liceu 4.0 é também um espaço para a promoção de valores e de ética desportiva.

“O desporto é uma escola de virtude. É preciso mostrar a forma de partilha, de amizade e de pertença. Competir sim, mas com fair-play, porque sem fair-play não vale a pena. Isso não é negociável”, sublinhou.

Por sua vez, Deison Patrick de Macedo, membro da organização, explicou que o torneio conta com a participação de dez liceus da Praia e tem como principal missão focar na juventude e mostrar aos jovens que podem praticar o desporto, em vez de enveredar pela delinquência, o alcoolismo ou a droga.

O organizador informou ainda que o torneio decorre há quatro anos consecutivos e este ano tem como lema “Juventude e Desporto”.

Os jogos decorrerão aos sábados e domingos, entre as 16:00 e as 18:00, com futsal masculino e handebol feminino. 

A competição masculina terá uma duração aproximada de três meses, seguindo-se o torneio feminino.

TC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar