
Cidade da Praia, 04 Nov (Inforpress) - O professor Tó Tavares enalteceu hoje “a dedicação e o talento” da pianista Alícia Freitas, cuja actuação acontece quinta-feira na Praia, e que fazem desta jovem ”uma das alunas mais evoluídas” da Escola de Música Pentagrama.
O concerto de Alícia Freitas, 16 anos, decorre quinta-feira no Centro Cultural Português na cidade da Praia, promovido pela Escola de Música Pentagrama, visando fortalecer a ligação entre formação e produção artística.
Em entrevista à Inforpress, o mentor e professor de música da Escola de Música Pentagrama, Augusto Tavares, mais conhecido por Tó Tavares, contou que Alícia ingressou na Escola Pentagrama aos seis anos, iniciando a formação com educação musical, canto, leitura de ritmos e flauta.
Passou depois para a guitarra e destacou-se no piano após ser seleccionada em “casting” de professores do Conservatório de Lisboa, acrescentou o mentor.
“Ela foi a primeira colocada e desde cedo demonstrou potencial extraordinário”, enalteceu Tavares, acrescentando que o seu percurso evidencia a missão da escola, isto é, formar músicos capazes de contribuir para a valorização da música cabo-verdiana.
O professor realçou, ainda, a importância dos concertos na formação dos alunos, com o argumento de que “levar o aluno para o palco é parte essencial do processo formativo”, sublinhando que eles aprendem a lidar com o público e a experiência de música de forma completa.
Tó Tavares indicou igualmente que o maior desafio para alunos como Alícia Freitas é conciliar o tempo dedicado à música com as exigências escolares e pessoais, mas afirmou que a dedicação e paixão pelo instrumento são fundamentais.
“A jovem pianista já compôs nove peças próprias, seis das quais gravadas, mostrando identidade artística própria e consolidando-se como intérprete e compositora”, revelou.
O professor aproveitou para deixar uma mensagem inspiradora aos alunos: “continuar a ser determinados, conquistar o palco com humildade e trabalhar sempre. O palco não é fácil, mas é possível com esforço e dedicação”.
O depoimento de Tó Tavares evidencia não apenas o talento considerado excepcional de Alícia, mas também o compromisso da Escola Pentagrama em formar músicos completos, preparados para representar e fortalecer a música cabo-verdiana.
CG/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar