Cidade da Praia, 09 Abr (Inforpress) - A 8ª edição da Semana Tim, promovida pela UNIC-CV de 12 a 17 de Maio, trará inovações como um torneio Team Sport-jogos electrónicos, reunindo estudantes, profissionais e empresas para discutir tendências em tecnologia e novas economias digitais.
Organizada pela Coordenação do Grupo Disciplinar de Informática e Tecnologia Multimédia, com o apoio da Pró-Reitoria para as Áreas TID, a Semana Tim oferece uma série de actividades, com destaque para a inclusão de um torneio de jogos eletrônicos, que é a grande novidade desta edição.
Segundo a organização, o torneio visa promover uma competição saudável e acompanha a crescente popularidade dos e-sports entre os jovens, além de proporcionar uma plataforma para debater o futuro dos jogos eletrônicos em Cabo Verde.
Segundo Domingos Andrade, responsável pela organização do torneio de jogos eletrônicos, a ideia surgiu após uma conversa com o director do torneio, Tubarão Paulo, que também contribuirá com sua vasta experiência na organização de eventos.
"Este ano, a Semana Tim trará algo inovador, a inclusão do torneio de e-sports é uma tendência que acompanhamos de perto, pois sabemos o quanto os jovens estão envolvidos no mundo do entretenimento digital", afirmou Andrade.
Além do torneio de e-sports, o evento contará com workshops, palestras e actividades práticas focadas em informática, tecnologia multimédia e inovações tecnológicas.
Segundo a mesma fonte, o principal objectivo é conectar estudantes, empresas e o mercado de trabalho, criando um ambiente de interação e aprendizado.
"Sempre buscamos criar um espaço que proporcione aos estudantes uma visão mais realista sobre as oportunidades profissionais no sector da tecnologia, estreitando laços com o mercado de trabalho", acrescentou Andrade.
A participação na Semana Tim não será restrita apenas aos alunos da UniCV, a universidade promotora do evento, o organizador esclareceu que o evento estará aberto a todos os interessados, incluindo estudantes de outras instituições de ensino superior.
Actualmente, a organização está realizando uma pesquisa para entender melhor as preferências e os interesses do público, com o objectivo de ajustar o formato do torneio e das actividades, garantindo uma experiência mais alinhada às necessidades dos participantes.
As expectativas para esta edição são altas, de acordo com Domingos Andrade, não apenas pela inovação dos torneios, mas também pela continuidade das discussões sobre as novas economias digitais em Cabo Verde.
"Temos a expectativa de trazer temas relevantes para o desenvolvimento do sector de tecnologia no país, com foco nas novas economias e na pesquisa em tecnologias emergentes", concluiu Domingos Andrade.
A Semana Tim 2025 promete ser uma edição repleta de novidades, aprendizado e novas oportunidades para todos os envolvidos no cenário tecnológico de Cabo Verde.
KA/SR
Inforpress/Fim
Partilhar