Nações Unidas celebram 80 anos da sua criação e 50 anos de parceria com Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Nações Unidas celebram 80 anos da sua criação e 50 anos de parceria com Cabo Verde
24/10/25 - 12:39 pm

Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) – O Sistema das Nações Unidas celebra hoje os 80 anos da criação da organização e 50 anos da sua presença em Cabo Verde numa cerimónia a ter lugar na Escola Grande, na cidade da Praia.

A celebração, que acontece sob o lema “Somos melhores juntos”, a ONU em Cabo Verde, de acordo com uma nota de imprensa enviada à Inforpress, será o momento para um diálogo intergeracional sobre o papel das Nações Unidas e a sua parceria histórica com Cabo Verde.

O evento deve contar com a participação do Governo, pessoal da ONU (activo e reformado), Corpo Diplomático, autoridades nacionais e sociedade civil.

A cerimónia, salienta a mesma nota, inclui também uma visita à exposição “Cabo Verde e as Nações Unidas 50+ – das cantinas escolares à Inteligência Artificial”, que retracta cinco décadas de cooperação e progresso conjunto, e culmina com um momento cultural e de confraternização entre os participantes.

“Mais do que olhar para o passado, esta é uma oportunidade para refletirmos sobre o presente e reafirmarmos o nosso compromisso com um futuro mais justo e mais humano. Um futuro construído em conjunto, baseado na solidariedade entre os povos, na dignidade humana e no desenvolvimento sustentável”, destacou a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza.

Ainda de acordo com as Nações Unidas, mais do que uma data comemorativa, o momento é de reflexão e renovação do compromisso conjunto com os princípios fundadores da Carta das Nações Unidas com foco na paz, direitos humanos e desenvolvimento.

Em Cabo Verde, a ONU conta com 20 agências, fundos e programas que integram a equipa das Nações Unidas para um trabalho que visa apoiar as ambições de desenvolvimento do país, no quadro de cooperação para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde 2023-2027, alinhado com as prioridades do Governo e com a Agenda 2030.

A organização sublinha ainda que no quadro de cooperação para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde 2023-2027, orçado em cerca de 116 milhões de dólares, já foram mobilizados 47 milhões em donativos para serem investidos no desenvolvimento do país.

Na celebração dos 80 anos da ONU, que decorreu na segunda-feira em Nova Iorque, o secretário-geral da organização, António Guterres, lembrou que este é realmente um momento com muitos desafios, enumerando os conflitos em Gaza, na Ucrânia, no Sudão, acompanhados pela degradação das condições de vida de uma parte da população e do avanço das alterações climáticas.

Nascida das cinzas da Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas são o resultado de um compromisso global para “salvar as gerações futuras do flagelo da guerra”.

PC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar