Taxa de cobertura das consultas pré-natal manteve-se acima dos 90% - directora Nacional da Saúde

Inicio | Sociedade
Taxa de cobertura das consultas pré-natal manteve-se acima dos 90% - directora Nacional da Saúde
19/12/24 - 11:41 am

Cidade da Praia, 19 Dez (Inforpress) – A directora Nacional da Saúde avançou hoje que a taxa de cobertura das consultas às mulheres grávidas se manteve acima dos 90% e que o país conseguiu manter ainda cobertura de vacinação e os cuidados primários de saúde.

Ângela Gomes avançou estes dados à imprensa no âmbito do encontro nacional dos delegados de Saúde, na cidade da Praia, com o objectivo de fazer o balanço das acções de 2024 e alinhar as estratégias para o próximo ano.

Segundo a mesma fonte, embora a demanda aos serviços de saúde imposta pela epidemia da dengue, os diferentes programas obtiveram “um balanço positivo” em número de atendimentos aos doentes crónicos, crianças, saúde sexual produtiva, adolescentes e idosos e das actividades de rotina.

Nós temos uma taxa de mortalidade infantil uma das melhores referências em África, e bem como taxa de mortalidade materna e uma taxa de mortalidade geral nos 6%. Estamos em crente que isso é fruto de um trabalho de reforço dos cuidados primários de saúde tendo em conta todos os desafios que temos”, afirmou, realçando que se duplicou o contingente vacinado em 2023.

Segundo Ângela Gomes, as instituições de saúde conseguiram manter a taxa de vacinação de rotina e a cobertura universal acima dos 70%.

O programa da rotina de vacinação nada foi deixado de fazer, cumprimos com essas premissas também que é do sistema e obviamente com a sobrecarga devido à epidemia que tem uma demanda especial e diferente no contexto da emergência da saúde pública”, referiu.

A directora Nacional da Saúde realçou que o desenvolvimento dos recursos humanos é uma das estratégias fundamentais para a melhoria do sector nível da capacidade de respostas das lideranças locais, bem como o reforço das equipas quer em número e valências técnicas exigidos ao sistema.

O encontro nacional dos delegados de Saúde possibilitou ainda o debate sobre a organização funcional do Ministério da Saúde, a gestão dos recursos humanos, os documentos estratégicos e princípios básicos da execução orçamental.

As prioridades do sector da saúde para 2025 tendo na bagagem os indicadores de saúde, a sustentabilidade, as questões de saúde pública no contexto de uma só saúde e gestão dos medicamentos, são outros temas abordados no encontro.

LT/AA

Inforpress/Fim

Partilhar