Tarrafal, 16 Jul (Inforpress) - Um incêndio está a deflagrar desde manhã de hoje numa área de cultura de sequeiro num monte em cima de Achada Biscaínhos, no município de Tarrafal, interior de Santiago, confirmou à Inforpress o vereador Arnaldo Andrade.
Segundo o vereador de Turismo, Projectos, Cooperação e Comunidade da Câmara Municipal do Tarrafal, após o alerta da população, por volta das 10:00, foi accionado o Comando Regional a Protecção Civil e Bombeiros, que em articulação com os bombeiros locais intervieram para combater as chamas.
Informou que as chamas ainda não estão controladas, mas disse acreditar que por causa do bom tempo e sem vento as mesmas possam estar controladas e extintas ainda esta noite.
A equipa, segundo ele, por volta das 16:00 fez uma pausa para alimentar e beber água, para depois regressar ao monte para dar combate ao incêndio.
As autoridades não descartam que o incêndio tenha sido provocado por queimadas realizadas por terceiros, no âmbito da limpeza dos solos para a preparação da campanha agrícola em perspectiva, segundo o autarca tarrafalense.
Nesse sentido, aconselhou as pessoas para não recorrerem à prática de queimadas, tendo alertado que esta técnica tem provocado incêndios não só no Tarrafal, como noutros municípios da região Norte da ilha de Santiago.
Conforme o Ministério da Agricultura e Ambiente, apesar da facilidade da utilização desta técnica, a mesma tem resultado em incêndios que, consequentemente, causam danos e diminuem a fertilidade dos solos.
Em Santiago Norte, numa ronda feita por alguns municípios, a Inforpress constatou que a maioria dos camponeses já fez e continua a fazer a limpeza dos seus campos, recorrendo ainda à prática de queimadas.
O município de São Salvador do Mundo, nos últimos dias tem registado vários incêndios provocados por queimadas, conforme confirmou hoje à Inforpress o vereador do Urbanismo, Infra-estruturas e Saneamento, Jair Correia.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar