Tarrafal: Grupo de aventureiros Mano-a-Mano Offroad une turismo, desporto e causas sociais

Inicio | Desporto
Tarrafal: Grupo de aventureiros Mano-a-Mano Offroad une turismo, desporto e causas sociais
15/09/24 - 07:44 pm

Tarrafal, 15 de Set (Inforpress) – O município do Tarrafal, em Santiago, acolheu sábado, 14, e hoje a 10.ª edição do Mano-a-Mano Offroad, uma iniciativa que combina turismo, desporto e causas sociais.

Em declarações à imprensa, o membro da organização Pedro Costa explicou que o foco principal destas actividades é a união entre o turismo, desporto e as causas sociais, em que fazem a reabilitação de escolas e jardins-de-infância, no sentido de melhorar as condições das crianças em idade escolar.

Pedro Costa destacou que esta é a segunda edição no município de Tarrafal e em todas essas edições foram entregues infra-estruturas educativas reabilitadas.

“Nesta edição, o Jardim de Covão Sanches foi o beneficiado, com melhorias que visam proporcionar maior conforto e qualidade para as crianças nos seus primeiros anos de educação”, precisou a mesma fonte.

“Organizamos este passeio por trilhas turísticas e associamos a uma causa social, como forma de promover e captar apoios para a reabilitação de infraestruturas educativas”, explicou Costa.

Segundo ele, a actividade desportiva não é competitiva, mas um divertimento, que alia o turismo de aventura com a visita a locais menos conhecidos.

Quanto às dificuldades de organização, apontou a logística como o principal desafio, exigindo várias semanas de preparação, mas destacou a cooperação positiva dos municípios que sempre têm dado o seu apoio ao evento.

A 11ª edição do Mano-a-mano Offroad já está prevista para Novembro, também na ilha de Santiago, mas o município ainda será definido com base nas necessidades apresentadas por cada um.

Joaquim Vidal, participante e apoiante da causa social, avançou que esta edição iniciou com o trajeto Praia – Tarrafal, uma “oportunidade única” em que os participantes apreciaram as paisagens naturais, com 90 por cento (%) do percurso sendo realizado em off-road (fora de estrada).

Sobre a actividade de hoje, considerou-a uma "brincadeira para descomprimir", com um trajeto pré-definido em que os participantes tinham de completar dentro de um tempo específico, garantindo a segurança e evitando excessos de velocidade e quem fizer menos tempo é automaticamente desclassificado.

MC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar