Tarrafal, 04 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro anunciou hoje o início das obras da requalificação do porto de pesca do Tarrafal para Outubro, um projecto financiado pelo Banco Mundial no montante de 280 mil contos, um “avanço significativo” para o desenvolvimento do município.
Em declarações à imprensa após o encontro de socialização do projecto com os pescadores locais, Ulisses Correia e Silva destacou que a requalificação irá praticamente reconstruir o porto de pesca, transformando-o num espaço multifuncional.
“Este porto vai servir não só à actividade pesqueira, mas também às práticas de desporto náutico, ao turismo e a outras actividades ligadas à economia local”, afirmou.
O chefe do Governo revelou que o concurso público para a execução das obras vai ser lançado ainda em Junho, com a previsão de arranque das mesmas em Outubro e duração de aproximadamente 18 meses.
“Este investimento vai concretizar um sonho de várias gerações dos tarrafalenses. A infraestrutura actual encontra-se bastante deteriorada, e a nova zona marítima e envolvente irão gerar um valor importante para a economia do município, beneficiando pescadores, peixeiras, sectores do turismo e contribuir para o crescimento económico regional”, acrescentou.
Na ocasião, o primeiro-ministro destacou ainda que o projecto prevê a construção de um cais mais robusto, apto a receber barcos de pesca semi-industriais, além de melhorias na acessibilidade com a construção de uma ponte que facilitará a circulação durante as marés cheias, aumentando a segurança das pessoas.
Em representação aos pescadores, o presidente da Associação de Pescadores e Peixeiras do Tarrafal, Leonildo Varela, reforçou a importância do projecto para a comunidade, e salientou que o estado do cais actual é precário, o que limita bastante as actividades pesqueiras.
“O novo porto vai beneficiar toda a comunidade, incluindo investidores e turistas. A ponte será uma mais-valia, pois permitirá maior segurança na circulação das pessoas”, assegurou.
Varela também mencionou os desafios que enfrentam, como problemas na máquina de gelo, que prevê ser resolvida em breve com a recente entrega de uma viatura específica, e reforçou o compromisso de trabalhar junto dos pescadores para fortalecer o sector.
Antes de visitar Tarrafal, o primeiro-ministro esteve em São Miguel, onde visitou o Centro Mar de Porto de Calheta, a Casa do Mar e o mercadinho local, além da zona de arraste de botes.
Durante a visita, foi assinado o termo de entrega de um bote de sete metros com motor à EMAR, projecto financiado pela Cooperação Japonesa, beneficiando o polo pesqueiro local.
Com esta visita a estes dois municípios, Ulisses Correia e Silva, acompanhado do ministro do Mar, terminou o seu périplo pelos municípios da região Santiago Norte com comunidades piscatórias, iniciado no passado dia 2, em Santa Cruz.
Visitas estas que tiveram como fito o reforço do compromisso de promover condições de maior segurança, produtividade e sustentabilidade às comunidades piscatórias.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar