Tarrafal de Santiago: Missa é ponto alto das festividades de Santo Amaro Abade

Inicio | Sociedade
Tarrafal de Santiago: Missa é ponto alto das festividades de Santo Amaro Abade
14/01/25 - 04:59 pm

Tarrafal, 14 Jan (Inforpress) - A procissão e missa solene em honra ao santo padroeiro do município do Tarrafal (Santiago), Santo Amaro Abade, constituem o ponto alto da solenidade que se celebra esta quarta-feira,15.

A concelebração eucarística antecedida por procissão, aprazada para a partir das 10:30, no Largo Santo Amaro, vai ser presidida pelo bispo de Mondoñedo-Ferrol, Espanha, Dom Fernando Garcia.

Espera-se a presença de milhares de fiéis católicos de diferentes paragens quer a nível do território nacional e da “imensa Diáspora” para esta que é considerada uma das maiores festas religiosas do país.

No dia 11 de Janeiro, durante a sua intervenção na sessão solene, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, reiterou a ambição da edilidade em elevar as festividades de Santo Amaro Abade, que já é património municipal desde 2015, à categoria de Património Imaterial Nacional para dar a dimensão e a grandeza que ela merece.

O autarca lembrou que o Largo Santo Amaro, espaço tradicional de celebração religiosa do orago local, recebeu obras de requalificação urbana e ambiental, orçado em mais de 63 mil contos, financiado a 100 por cento (%) com recursos do município.

Segundo disse, tendo em conta a “grandeza” do orago local, a edilidade que lidera desde 2016 tinha que fazer esta intervenção para valorizar este espaço e conferir mais dignidade ao santo.

O pároco da Paróquia de Santo Amaro Abade, Eliseu Gonçalves, por seu lado, defendeu a construção de um santuário dedicado a este santo romano, que morreu em 15 de Janeiro de 584, aos 72 anos. 

Conforme o padre a construção deste lugar de oração e peregrinação, em Covão de Santo Amaro, vai contribuir para o desenvolvimento do turismo religioso.

Para assinalar as festividades do seu santo padroeiro foi programado um leque de actividades culturais, desportivas e religiosas, em curso desde Dezembro de 2024.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar