Tarrafal de Monte Trigo: Associação enaltece esforços dos agricultores na recuperação do cultivo do inhame

Inicio | Economia
Tarrafal de Monte Trigo: Associação enaltece esforços dos agricultores na recuperação do cultivo do inhame
04/12/25 - 08:30 am

Porto Novo, 04 Dez (Inforpress) – A Associação dos Agricultores do Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, enalteceu hoje o esforço dos lavradores na recuperação da plantação do inhame nesse vale, destruída pelas cheias ocorridas em Setembro.

O presidente da Associação dos Agricultores do Tarrafal de Monte Trigo, Manuel Jesus Évora, disse à Inforpress que, graças ao esforço dos próprios produtores e ao suporte recebido do Ministério da Agricultura e Ambiente o cultivo do inhame está a recuperar-se nessa localidade.

“Reconhecemos o apoio do Ministério da Agricultura e Ambiente, muito embora tenha ficado pessoas por apoiar, mas os agricultores estão a recuperar as parcelas e o cultivo do inhame, que é um dos produtos mais cultivados no Tarrafal de Monte Trigo”, sublinhou a mesma fonte.

As cheias que ocorreram no Tarrafal de Monte Trigo em Setembro devastaram grande parte das plantações do inhame, tendo nessa altura os produtores lançado um apelo ao Governo no sentido de os apoiar a recuperar as parcelas.

Em Novembro, o Ministério da Agricultura e Ambiente assegurava que, no âmbito do plano de recuperação dos danos causados pelas cheias, os agricultores afectados directamente estavam a ser apoiados na recuperação da sua actividade.

O delegado deste ministério, Joel Barros, confirmou que os produtores foram apoiados na recuperação física das parcelas, através de ajudas em materiais de construção (cimento) e na reposição de tubagens.

As cheias ocorridas a 11 de Setembro no Tarrafal de Monte Trigo afectaram directamente 70 produtores do inhame.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar