Tarrafal, 26 Mar (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal, através do pelouro da Juventude, Educação, Formação Profissional e Empreendedorismo, realizou hoje, um leque de actividades, com foco na valorização das mulheres, em especial, das jovens meninas.
Em declarações à Inforpress, a vereadora do pelouro da Juventude, Educação, Formação Profissional e Empreendedorismo, Teresa Correia, explicou que, ao longo do mês de Março, a autarquia tem realizado um leque de actividades voltados para as mulheres e que hoje o foco foi nas jovens mulheres.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa teve como objectivo, reconhecer o papel fundamental da mulher no desenvolvimento da sociedade e inspirar as futuras gerações, sublinhando que normalmente ao fazer actividades para as mulheres o foco tem sido sempre as mulheres adultas, “negligenciando” assim as jovens meninas que são o futuro de amanhã e precisam de orientações.
“O futuro está nessas jovens e é essencial que comecemos a formar e informar desde já, contribuindo para uma sociedade mais consciente e responsável”, disse, realçando que as actividades incluíram conversas abertas, oficinas, onde abordaram temas relevantes como a importância da igualdade de género, o papel da mulher no desenvolvimento comunitário e a educação, entre outros.
E esta actividade, assim como as outras, foram “gratificantes”, mas a autarca afirmou que este teve um sabor especial.
“Ver a gratidão nos olhos de uma jovem mulher é extremamente gratificante. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, acompanhando e orientando os jovens para as suas futuras jornadas”, acrescentou a autarca.
Teresa Correia ressaltou que, desde o início deste mandato, a câmara municipal colocou a juventude como prioridade, promovendo acções de formação e diálogos abertos que expandem os horizontes dessa camada, com o foco de criar uma base sólida para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável.
Neste sentido, aproveitou para anunciar que nos dias 29 e 30 de Março, será realizada uma formação na localidade de Tenda, no âmbito da feira da Juventude, com o objectivo de promover intercâmbios e expandir as oportunidades para os jovens e, mais adiante, pretende-se estabelecer conexões com outras ilhas e até mesmo fora do país.
“Pedimos a união de todas as entidades, governamentais e privadas, para podermos oferecer mais oportunidades e mostrar que a solução está localmente, não na emigração”, apelou a autarca, realçando que para se ter bons jovens líderes amanhã, que são eles a ocupar o lugar de cada um hoje, é preciso a união e o investimento de todos para orientá-los da melhor forma.
Com um olhar voltado para o futuro, a Câmara Municipal do Tarrafal reafirmou o seu compromisso em fortalecer as capacidades das jovens e preparar uma nova geração de mulheres líderes e conscientes do seu papel no desenvolvimento da comunidade e do país.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar