São Vicente: Serviços de Estrangeiros e Fronteira e Piquete passam a funcionar na Esquadra de Monte Sossego

Inicio | Sociedade
São Vicente: Serviços de Estrangeiros e Fronteira e Piquete passam a funcionar na Esquadra de Monte Sossego
10/04/24 - 11:08 pm

Mindelo,10 Abr (Inforpress) – A nova Esquadra da Polícia Nacional em Monte Sossego, inaugurada hoje, pelo ministro da Administração Interna, passa a albergar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e de Piquete e ainda um Balcão Único de Atendimento ao Cidadão.

Em declarações à imprensa, o ministro, Paulo Rocha, explicou que a nova esquadra da PN é um edifício moderno multifunções que vai descongestionar o Comando Regional da PN, albergando Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Esquadra de Piquete, que é a unidade de resposta especificamente destinada à reacção policial, em função das chamadas de emergência que vão chegar através do centro de comando.

A nova unidade conta também com um salão multiuso, espaços de ginásio, áreas de detenção e, segundo o governante, irá proporcionar aos efectivos todas as condições que necessitam para realizar o seu trabalho e oferecer à população serviços importantes para um bairro com a dimensão de Monte Sossego, o maior de São Vicente e o segundo maior bairro do País em termos de população.

“Trata-se de uma ambição e de um projecto que resulta de um forte entendimento entre a administração central e o poder local, mas sobretudo de uma forte vontade do Ministério da Administração Interna, do presidente da Câmara Municipal em conferir mais dignidade à Polícia e ao bairro de Monte Sossego”, explicou.

Segundo Paulo Rocha, com a esquadra de Monte Sossego funcionar em pleno, o Comando Regional da PN ficará com os serviços de comando, Corpo de Intervenção e a Divisão de Trânsito.

“Lá temos um edifício que é muito conhecido, mas também, sobretudo, bastante antigo e que já não estava a poder responder às necessidades. Nós continuaremos com a Polícia em força no Comando, designadamente através do Corpo de Intervenção e do Comando Regional”, destacou o ministro.

Conforme Paulo Rocha, o concurso para a construção da esquadra de Monte Sossego foi lançado em 2019 e a obra iniciou em Dezembro de 2020. O investimento total rondou 80 milhões de escudos entre a construção, o imobiliário e os equipamentos informáticos.

Além da inauguração, o ministro entregou quatro viaturas para reforçar os meios operacionais da PN em São Vicente.

Paulo Rocha indicou também que já está a trabalhar junto com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, a ideia de construir um novo Quartel dos Bombeiros em São Vicente, que poderá albergar também o Serviço Municipal de  Protecção Civil e o Comando Regional da Protecção Civil.

CD/JMV
Inforpress/Fim
 

Partilhar