Mindelo, 14 Set (Inforpress) - O sanvicentino Ronaldo Andrade lança, no dia 27, “Boa Esperança”, no Centro Cultural do Mindelo (CCM), um livro de 153 páginas, que, segundo o autor, traz uma história de ficção inspirada em personagens com quem cruza no seu dia-a-dia.
Em declarações à Inforpress, Ronaldo Andrade, que já tem no mercado a obra “A Furna do Couro”, lançado em 2015, explicou que a história do livro se passa em dois cenários fictícios.
O primeiro, avançou, é condomínio luxuoso, de nome “Vila Margarida”, dominado pelas tecnologias e inteligência artificial ,onde vivem pessoas como actores estrangeiros e ex-emigrantes cabo-verdianos na diáspora, e o segundo é o condomínio pobre “Boa Esperança”, cujos moradores são prostitutas, malabaristas financeiros e pessoas marginalizadas socialmente.
“É um livro futurista, porque é uma esperança que não existe neste Cabo Verde que nós vivemos. Traz a minha visão como jurista da sociedade cabo-verdiana. Boa parte dos funcionários da luxuosa Vila Margarida são pessoas que vivem no condomínio pobre de Boa Esperança”, explicou Ronaldo Andrada, que é licenciado em Direito.
Segundo o jurista, que é também membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, através desta obra demostra a sua veia cidadã, mas também a sua essência como ser humano que gosta de realizar acções sociais e de trabalhar para a comunidade à sua volta.
Conforme Ronaldo Andrade, “Boa Esperança” é o primeiro volume de um conjunto de seis ou sete livros que pretende lançar e que trazem histórias inspiradas em personagens que encontra, durante o périplo que faz regularmente pelas ruas do Mindelo, cumprindo as suas obrigações laborais.
“Cada expressão que tem no meu livro, cada nome de um personagem, cada vivência, são coisas que eu vi ao longo desses 11 anos que estou a trabalhar na Moave como contínuo. Então, vou anotando as ideias e quando chego em casa vou desenvolvendo-as”, explicou o autor, que já está a preparar a segunda obra desse conjunto de livros, "Entre Lágrimas & Ingratidão", que será lançada em Dezembro.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar