São Vicente: Mindelact celebra bodas de pérola com 35 espetáculos dos quais uma estreia da Noruega (c/áudio)

Inicio | Cultura
São Vicente: Mindelact celebra bodas de pérola com 35 espetáculos dos quais uma estreia da Noruega (c/áudio)
01/10/24 - 02:05 pm

Mindelo, 01 Out (Inforpress) – O Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) acontece de 01 a 09 de Novembro e celebra as bodas de pérola com 35 espetáculos de vários países, dos quais um da Noruega, que participa pela primeira vez.

Esta informação foi avançada em conferência de imprensa pelo presidente da Associação Artística e Cultural Mindelact, Yannick Fortes, que informou que o festival contará com espectáculos de Cabo Verde, Portugal, Brasil, Espanha, Noruega, Moçambique e República Checa.

“Temos uma programação tanto aqui em São Vicente como na Praia e também queremos salientar que este ano receberemos pela primeira vez um grupo de teatro da Noruega e um grupo de Moçambique”, precisou.

Conforme Yannick Fortes, a programação será dividida em sete palcos, dos quais palco 1, no Centro Cultural do Mindelo, palco 2, na Academia Jotamont, teatrolândia para crianças, teatro na praça, além da retoma do festival off e de actuações em outros sítios como Salamansa, Calhau São Pedro e Norte de Baía.

“A ideia também desta programação é tentar dinamizar o teatro, não só aqui no centro cultural, mas também um pouco por toda toda a cidade, e dar acesso ao teatro a outras pessoas”, elucidou a mesma fonte, realçando que 70 por cento (%) da programação do festival é totalmente gratuita.

Além dos espectáculos, haverá formações e duas exposições, uma das quais sobre os 30 anos do Mindelact, que consiste numa retrospectiva do festival, e uma de Elizabeth Gonçalves.

Para Yannick Fortes, que assumiu a presidência do Mindelact este ano, é um desafio organizar o festival por se tratar de um evento que já tem uma história e é reconhecido nacional e internacionalmente. Mas reforçou, contará com uma tenho uma direcção que já tem experiência.

Para a integrante da direcção Zenaida Alfama estão no rol de desafios do festival a questão do alojamento disponível para as pessoas que vêm de fora para participar no festival além do orçamento.

Isto porque, salientou, nunca conseguem atingir o nível financeiro do orçamento previsto para o festival, mas contam sempre com apoio dos parceiros públicos e privados.

CD/AA

Inforpress/Fim

Partilhar