São Vicente: Jowee Bash Omicil volta a declarar amor a Mindelo e termina Mindel Summer Jazz “em grande”

Inicio | Cultura
São Vicente: Jowee Bash Omicil volta a declarar amor a Mindelo e termina Mindel Summer Jazz “em grande”
10/08/24 - 02:57 pm

Mindelo, 10 Ago (Mindelo) – O músico Haiti-canadiano Jowee Bash Omicil reafirmou, na noite de sexta-feira, 09, o seu amor à cidade do Mindelo, que visitou mais uma vez para participar do Mindel Summer Jazz para uma actuação “em grande”.

O saxofonista foi a última atracção da segunda e última noite deste festival de jazz e demonstrou o porquê de ser um “habitué” (presença habitual), desde 2014, e de ser agora considerado pela organização como o “padrinho” do evento.

De saxofone em punho, percorreu a plateia, e enriqueceu a sua actuação, ao variar entre instrumentos de sopro e o piano que davam os tons aos ritmos mais acelerados, entremeados por outros mais calmos.

Bem à vontade com o palco e com as pessoas na plateia declarou-se à cidade.

"Mindelo é minha casa, sinto-me em casa. Amo Mindelo, meu coração está bem no Mindelo", afirmou, ao envolver o público também com ritmos cabo-verdianos, alguns interpretados pela diva Cesária Évora, e ainda o “Boas Festas”, do falecido Luís Morais.

Como protagonista da noite, também partilhou o palco com o homenageado da edição, Chico Serra, a quem convidou para tocar uma música.

Outra que também deu cartas no festival foi a cantora norte-americana Kavita Shah, que falou sobre a sua ligação a Cabo Verde, país que decidiu conhecer após assistir a um concerto de Cesária Évora, no Brasil.

Hoje, “apaixonada” pela música cabo-verdiana, optou por apresentar ao público músicas do seu último álbum “Cape Verdean Blues”.

Também dos acordes do trio Jacky Terrason, França/Alemanha, se completou o último dia desta 12.ª edição do Mindel Summer Jazz.

Esta edição, segundo a organização representada por Alexandre Novais, superou as expectativas em todos os sentidos.

“Tudo correu bem, todos os artistas fizeram a actuação com motivação e alegria e terminamos com chave de ouro”, sublinhou a mesma fonte, que endereçou os louvores também ao público.

LN/SN//HF

Inforpress/Fim

Partilhar