Mindelo, 06 Set (Inforpress) – O Governo anunciou hoje, no Mindelo, “um ambicioso plano” para impulsionar o desenvolvimento económico do País, com o apoio do novo compacto regional financiado pelos Estados Unidos da América e que deverá debruçar-se sobre a conectividade.
A garantia é do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, que falava à imprensa na sequência do II workshop sobre Conectividade interilhas, internacional e intermodal e conectividade digital.
O governante destacou a importância de uma abordagem holística para o desenvolvimento que englobe, não apenas infra-estruturas físicas, como portos, aeroportos e estradas, mas também a conectividade digital e a mobilidade de pessoas.
“Queremos um País mais democrático, mais plural, mais azul, mais verde, mais digital, mais inteligente e que crie oportunidades para os jovens e mulheres”, afirmou.
O compacto regional, financiado pelos Estados Unidos da América, no âmbito do Millennium Challenge Corporation, vai permitir, segundo a mesma fonte, investir em projectos que garantam a intermodalidade e a sustentabilidade dos transportes, elevando o nível de serviços e com contribuição para a criação de empregos.
A iniciativa, avançou, também busca fortalecer a integração de Cabo Verde na economia regional e global, através do aumento da conectividade aérea, marítima e digital.
A conectividade e a mobilidade foram identificadas como as principais prioridades do compacto regional, daí que o Governo pretende realizar estudos detalhados para identificar os projectos mais adequados e implementar as soluções necessárias para melhorar a infra-estrutura de transportes e a conectividade digital em todo o arquipélago.
“Se conseguirmos elevar o nível de serviços, garantir sustentabilidade, intermodalidade e ofertas adequadas, não só para a pessoa, mas também para a economia, precisaremos dar um grande contributo para que Cabo Verde possa duplicar o potencial de crescimento económico”, reiterou Olavo Correia.
Por outro lado, ressaltou que o pacote de investimentos procura aumentar o fluxo de pessoas, bens e serviços, atrair investimentos e promover o desenvolvimento económico.
“Cabo Verde só conseguirá amplificar as suas oportunidades se estiver integrado no mundo, através das conectividades, das mobilidades, mas também do relacionamento humano”, afirmou o governante.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar