São Vicente: Falta de condições de transporte dificulta escoamento de produtos para outras ilhas - PAICV

Inicio | Política
São Vicente: Falta de condições de transporte dificulta escoamento de produtos para outras ilhas - PAICV
19/04/24 - 06:59 pm

Mindelo, 19 Abr (Inforpress) - Os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) criticaram hoje o Governo por causa da “falta das condições de transporte” que tem dificultado o escoamento dos produtos de São Vicente para outras ilhas.

Segundo o porta-voz João do Carmo, que falava à imprensa num balanço da visita ao círculo eleitoral de São Vicente, esta crítica vai no sentido de mostrar algumas incongruências do ministro do Mar, Abraão Vicente, no último debate no Parlamento, de que o sector dos transportes está bom.

“Estamos aqui na Fazenda de Camarão, um projecto com investimento de 15 milhões de euros, com uma capacidade de produção de 400 toneladas ano, mas que neste momento produz 50 toneladas, por falta de capacidade de escoamento do produto daqui de São Vicente para as outras ilhas”, declarou a título de exemplo.

Conforme o eleito nacional, o proprietário da Fazenda de Camarão revelou que consegue colocar pouca quantidade de camarão nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, por causa da dificuldade de transporte.

Mas, acrescentou, o desejo é explorar o maior mercado de Cabo Verde, que é a ilha de Santiago, e também a ilha da Boa Vista, por ser uma ilha turística, mas não consegue por falta de condições de transporte que o País neste momento atravessa.

“É uma situação real. Já ouvimos também outros empresários e é uma questão unânime perante os empresários da dificuldade de transporte de São Vicente para as outras ilhas. No entretanto, vamos ao debate, o ministro Abraão Vicente vai e diz que está tudo bem e que não há problema de transporte em Cabo Verde” criticou.

O deputado do PAICV também insurgiu-se contra aquilo que apelidou de “falta de interesse” do ministro do Mar em fazer com que haja uma maior articulação entre a Fazenda do Camarão e o sector de investigação marítima.

Isto, explicou, para aproveitar e dar valor a esse investimento para que Cabo Verde possa ganhar muito no futuro com a possibilidade de produção de peixe, de outros mariscos, de pesquisas no terreno por parte dos estudantes no sector de biologia marinha e ainda de produção de iscas para a pesca de atum.

João do Carmo disse que os deputados do PAICV contactaram outros empresários de São Vicente, além do proprietário da Fazenda de Camarão, e todos tiveram posição unânime em relação às dificuldades por que passam devido ao sector dos transportes.

Por isso, considerou que cada dia em São Vicente, as pessoas estão “cientes de que este modelo de governação já se esgotou” e de que Cabo Verde precisa, de um outro fôlego e São Vicente precisa de muito mais  ainda.

“Precisa, quer do poder central, quer do poder local, para que São Vicente saia desse marasmo, para que saia dessa situação difícil que atravessa neste momento”, concluiu.

CD/CP

Inforpress/Fim

Partilhar