Mindelo, 15 Mai (Inforpress) - O ministro do Mar garantiu hoje que a construção da escadaria de acesso à Enseada de Coral na Laginha e ainda do trampolim na Baía das Gatas pretendem dar “maior segurança e permitir maior usufruto aos banhistas".
Abraão Vicente, que falou sobre o assunto em primeira mão à Inforpress, asseverou que as duas obras que estão a ser financiadas pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo de Desenvolvimento e Segurança do Transporte Marítimo Inter-ilhas (FADSTM), surgiram da “vontade popular” de mindelenses e manifestadas a ele como ministro.
Neste sentido, segundo a mesma fonte, decidiu efectivar as construções, que “apesar de pequenas” vão dar “maior segurança e permitir maior usufruto aos banhistas”.
“No caso da praia da Laginha, essa preocupação já me tinha sido colocada pelo Guilherme Mascarenhas, que podemos considerar como o guardião dos corais e com quem mergulhei para conhecer o espaço e da Baía também me foi dito, tanto pelo fotógrafo Djibla como pela sua filha Carina, que o trampolim mais antigo da estância precisava de ser requalificado”, explicou Abraão Vicente.
No caso da praia da Laginha, já se concluiu a construção em cimento da escadaria que dá acesso à Enseada de Coral e neste momento prepara-se para se colocar os corrimãos, que vão permitir uma acessibilidade mais segura, principalmente aos mais idosos e crianças.
Quanto à Baía das Gatas, a intervenção deverá acontecer no trampolim de adultos, cuja escadaria já está “bem desgastada” e com lodo, representando um perigo para os usuários do local.
Abraão Vicente garantiu que a estrutura da escada de betão, que foi construída para depois ser colocada no local, já está concluída e falta neste momento a efectivação, que só pode acontecer com o transporte da estrutura via mar por uma embarcação e com ajuda de um rebocador.
Uma estratégia, que segundo a gestora do FADSTM, Cilene Sena-Silva, foram “obrigados” a adoptar devido a todas as obras de requalificação já feitas na estância balnear, pela câmara municipal e pelo Governo, e que não permitiram que este trabalho fosse realizado por terra.
Mas, conforme a mesma fonte avançou à Inforpress, a instalação ainda não foi concluída devido ao estado do mar nos últimos dias.
Entretanto, por coincidência ou não, aconteceu hoje um incidente na referida escadaria que soltou uma pedra, mas que, mesmo assim, não poderá ser colmatada com a colocação da nova estrutura devido a não melhoria das condições meteorológicas, asseverou Cilene Sena-Silva.
Mas, de acordo com a responsável do FADSTM, o Instituto Marítimo e Portuário (IMP) e a Capitania dos Portos já estão a par do acontecido e se encontram no terreno neste momento para fazer uma intervenção pontual.
Quanto à escadaria nova, afiançou Cilene Sena-Silva, deverá ser colocada a partir do dia 20, data em que as condições do mar estarão mais favoráveis.
As obras para a requalificação das escadas do trampolim da Baía das Gatas e construção da escadaria de acesso à Enseada de coral da Laginha estão a ser executadas pela empresa Armando Cunha e financiadas pelo FADSTM, mediante aplicação das receitas de concessão de bens de domínio público marítimo do Estado, consignadas ao fundo, num montante de 3 milhões de escudos.
Ainda em São Vicente, o ministro Abraão Vicente assegurou à Inforpress que foi seleccionado o empreiteiro que deverá realizar as obras do Tanquinho de Pedra de Doca, que está incluído no pacote de intervenções, financiadas pela gestora dos Portos (Enapor), para requalificação da orla marítima do Mindelo.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar