Mindelo, 22 Mai (Inforpress) – A Delegacia de Saúde de São Vicente realiza, esta quinta-feira, 23, um encontro com mães, grávidas e seus parceiros para conscientizá-los sobre o papel do homem na saúde mental da mãe.
Em declarações à Inforpress, a psicóloga da Delegacia de Saúde, Denise Lima, explicou que o encontro terá como lema “Saúde mental materna também é coisa de homem” e decorrerá no âmbito da campanha mundial “Maio Furta-Cor” que visa sensibilizar a população para a saúde mental materna.
“É um encontro de conscientização e apoio, exactamente para chamar a atenção sobre os desafios de saúde mental materna, os desafios que as mães enfrentam na gravidez e no pós-parto, tais como a depressão pós-parto e a ansiedade, e todos os tabus que existem em torno da saúde mental materna”, afirmou.
Segundo a psicóloga, o objectivo é promover uma abordagem “mais aberta e empática” e fornecer “estratégias práticas” para os homens poderem ajudar as suas parceiras, tais como técnicas de comunicação eficazes, noções para reconhecer sinais de problemas de saúde mental e de como dar maior suporte emocional para as companheiras.
O encontro de conscientização enquadra-se na campanha mundial “Maio Furta-Cor”, cuja meta é sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.
“A campanha surgiu no Brasil e decorre em quase todos os continentes. Temos uma representante em Cabo Verde, na cidade da Praia, que é a minha colega Maria Dias, e para realizamos esses encontros em todas as ilhas”, acrescentou, reforçando que se trata de um evento que pretende mostrar que a saúde mental da mãe afecta toda a família, pelo que é preciso que o pai tome consciência do seu papel no apoio para a saúde mental da mãe.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar