Mindelo, 04 Jul (Inforpress) – A Associação Ribeirinha D´bos Jon Debra organizou hoje uma feira de saúde para dar a conhecer os problemas de saúde e outros constrangimentos desta zona, em São Vicente, cujos moradores dizem-se “abandonados” pelas autoridades.
A actividade, que se enquadra na décima edição do festival Terra Terra, realizado na zona ao pé da localidade de João Évora (Jon D´Ébra, comumente chamada), contou com a parceria do Centro de Saúde de Ribeirinha e do Vaiss Eventos.
Instituições, que se uniram para levar à comunidade um pouco de divertimento, através da parte cultural, mas também o cuidado com a saúde.
“A nossa zona tem muitos problemas, mas a maior das nossas preocupações é a saúde e com isso [a feira] conseguimos descobrir quais são as doenças que existem na comunidade”, exaltou a presidente da associação, Cátia Delgado.
Também é uma oportunidade de, segundo a mesma fonte, dar a conhecer a zona, ainda “um tanto ou quanto fechada”.
Para o morador, Humberto Elísio Brito, é uma “boa iniciativa” já que a zona tem “muitas carências”, tanto de saúde, mas em áreas como iluminação, habitação e várias outras e que “não estão a ser vistas pelas autoridades”.
Por seu lado, a também moradora exaltou a realização da feira numa zona que está “abandonada”.
Em representação do Centro de Saúde de Ribeirinha, a enfermeira Nair Fortes considerou ser uma forma de chegar mais perto das comunidades mais afastadas do centro, e, agora, o contacto com a associação, com certeza, servirá para identificar melhor as dificuldades.
Nesta senda, estiveram, conforme a mesma fonte, na manhã de hoje a fazer despistes de algumas doenças crónicas e virais, e ainda a partilhar informações, já que identificaram na zona alguns casos de gravidez precoce e abandono escolar.
Por outro lado, a parceria, sublinhou, permitirá ao centro de Ribeirinha continuar a acompanhar as pessoas com resultados positivos das análises e dar o devido tratamento.
Além da feira de saúde, a zona de Ribeirinha D´bos Jon Debra vai estar este fim-de-semana animada com o festival cujo programa contempla música, dança e moda.
LN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar