Mindelo, 15 Fev (Inforpress) – A ministra da Justiça participa, no Mindelo, numa mesa redonda de reinserção laboral de ex-reclusos, que pretende contribuir para um país seguro e para uma sociedade “mais desenvolvida, mais tolerante, livre, democrática e mais atractiva”.
O acto faz parte da agenda de uma missão de serviço de Joana Rosa na sexta-feira, 16, no Mindelo.
De acordo com informações do Gabinete de Comunicação do Governo, o evento pretende discutir com parceiros a questão de reinserção social, já que o executivo elegeu no seu Programa e Moção de Confiança a segurança interna como “pilar estruturante” da segurança nacional.
A mesma fonte reforça que um país seguro “contribui para uma sociedade mais desenvolvida, mais tolerante, livre, democrática e mais atractiva”.
O mesmo debate aconteceu antes na Cidade da Praia, em Outubro de 2023, em que a ministra da Justiça defendeu que a reinserção social e a ressocialização permitem a aquele que na condição de reclusão ou sob a medida tutelar socio educativa poder ter o direito a “reconquistar e reestabelecer os seus vínculos e laços normais com os restantes membros da família, da sociedade e da comunidade”.
Por outro lado, asseverou a governante, a intenção é permitir aos ex-reclusos tomar parte e usufruir de “forma digna, íntegra e mais completa possível” na vida colectiva.
Além da mesa redonda, Joana Rosa participa da cerimónia oficial de abertura do curso de Arbitragem e Mediação de Conflitos, da Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV).
O curso, conforme informações da universidade, pretende desenvolver competências para as funções de mediador e árbitro e formar para actividades alternativas de resolução de conflitos.
A formação é realizada numa parceira entre a ULCV e o Ministério da Justiça.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar