Achada Igreja, 21 Mar (Inforpress) - O vereador do Urbanismo, Infra-estruturas e Saneamento da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo disse hoje que a autarquia tem em andamento um projecto para beneficiar 1500 famílias com a ligação de água domiciliar.
Jair Correia avançou estas informações à Inforpress, a propósito do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março, com o objectivo de sensibilizar para a importância da preservação deste recurso natural.
O vereador fez saber que a câmara já tem em andamento este projecto com o intuito de aumentar a taxa de cobertura de água no município, que a nível nacional apresenta a taxa mais baixa entre os 26 a 28 por cento (%).
Neste momento, informou que já foram feitas cerca de 370 ligações nas localidades mais altas, pois o projecto foca na sua maioria nas zonas altas e, nesta fase, que considera ser a primeira, pretendem alcançar 500 casas em Picos Acima, Leitão Grande e localidades próximas, cerca de mais 25% da taxa de cobertura, ultrapassando assim os 50% a nível nacional.
Questionado sobre esta baixa taxa, pois São Salvador do Mundo na época das chuvas é muito procurado devido a abundância de água nas suas cachoeiras, o vereador afirmou que o município chove muito, mas é o município do interior de Santiago com mais problemas de água, justificando que o solo fica muito inclinado.
A título de exemplo, Jair Correia sublinhou que o município tem sete furos, mas neste momento somente dois têm água, sendo um utilizado para o consumo humano e outro para rega, e os outros cinco encontram-se falidos, inclusive o nas imediações da cachoeira da Ponte de Sansan.
Daí, para resolver esta questão da dificuldade de acesso à água, avançou que o Governo financiou um projecto de adução de água que beneficia o município de Santa Catarina e também de São Salvador do Mundo, onde a dessalinizadora de água em Ribeira da Barca, em Santa Catarina, produz 1.300 metros cúbicos de água, sendo que 1.000 é para a população deste município e os outros 300 distribuídos para as comunidades do município vizinho.
Com isso, informou que foram feitas intervenções nos reservatórios existentes no município de São Salvador do Mundo e que neste momento estão em fase de teste da água dessalinizada e que tem sido aproveitada logo para o consumo.
Além dos reservatórios, o vereador reforçou que foram feitas também intervenções nas ligações da rede para a substituição dos tubos e que agora estão a trabalhar para ligar água a 1.500 famílias, onde a câmara entra com os materiais e o valor do contrato junto da Águas de Santiago (AdS, Empresa Pública Intermunicipal, S.A,), visto que, muitas dessas famílias não têm recursos para custear com esse processo, cuja previsão é atingir até o final do ano, 85% das famílias.
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar