Ribeira Brava, 05 Abr (Inforpress) – A Delegacia de Saúde do Tarrafal de São Nicolau realizou hoje uma “conversa aberta” sobre a “saúde mental no trabalho”, destinado aos profissionais de saúde do concelho.
Segundo a psicóloga da Delegacia de Saúde do Tarrafal, Eleita Gomes, é importante falar da saúde mental dos profissionais da saúde, pois o bem-estar dos mesmos tem influência directa na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.
Conforme a mesma, os profissionais de saúde têm de estar preparados para saber lidar com a emoção das pessoas que procuram os serviços de saúde, por isso têm de ter “autoconhecimento das suas emoções” para poderem lidar com o outro.
“Estamos num ambiente de trabalho onde lidamos constantemente com pessoas e com diferentes enfermidades, e, para além de profissionais, também somos seres humanos e estamos sujeitos a momentos de “stress”, por isso temos de ter a nossa inteligência emocional para lidar com as diferentes situações”, explicou.
A psicóloga afirma ainda ser constante deparar com situações de “muito stress” nos profissionais de saúde que, além de afectar a vida profissional dos mesmos, acaba por reflectir também na vida pessoal. Neste sentido é necessário “conhecer a si próprio para poder lidar com os outros”.
A conversa aberta está enquadrada no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Saúde, que é celebrado a 07 de Abril, interligada com a declaração do Ano da Saúde Mental por parte do Governo.
A Delegacia de Saúde do Tarrafal tem ainda previsto para este sábado, 06, a realização de uma campanha de limpeza interna e externa ao centro de saúde, para além de deslocações às diferentes comunidades para a realização de contactos e feiras de saúde junto das comunidades.
WM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar