Ribeira Brava, 05 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau prestou hoje homenagem a 12 pescadores do concelho que ao longo dos anos têm vindo a contribuir para o desenvolvimento do sector na ilha.
A homenagem enquadrou-se no âmbito das actividades centrais do Dia Nacional do Pescador, assinalado em parceria com o Ministério do Mar.
Um dos homenageados, Pedro Manuel Monteiro, pescador há mais de cinco décadas e que já pescou dentro e fora do país, mostrou a sua satisfação pelo reconhecimento por parte da autarquia.
“Estou muito feliz por este reconhecimento pois aqui os pescadores do Tarrafal têm contribuído muito para o sector em todo pais”, realçou.
José Francisco Soares, outro homenageado, agradeceu a edilidade tarrafalense pelo reconhecimento, lembrando que é pescador desde os 13 anos já tendo percorrido toda a costa africana a pescar.
O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Freitas de Brito, avançou que o município tem os “melhores pescadores” de Cabo Verde, por isso para assinalar a data a autarquia prestou homenagem aos pescadores mais antigos do concelho.
Segundo o autarca, um leque de actividades também foram realizadas para assinalar o dia dos homens do mar e realçou a facto dos pescadores locais estarem agora reunidos em associação o que “trará melhores ganhos para a classe”.
O Dia Nacional do Pescador comemora-se a 5 de Fevereiro e foi instituído por resolução do Conselho de Ministros nº5/2003 de 24 de Julho, com vista a prestar um “justo reconhecimento” aos pescadores cabo-verdianos e homenagear a memória de todos aqueles que ao longo dos anos têm se dedicado à atividade da pesca.
A data objetiva ainda alertar a população para a necessidade de “maior valorização” da atividade da pesca e incentivar as comunidades piscatórias a participar e usufruir do processo de desenvolvimento nacional.
WM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar