Cidade da Praia, 07 Ago (Inforpress) – A escritora cabo-verdiana Sónia Gonçalves lança, a 13 de Agosto, na cidade da Praia, a sua primeira obra literária intitulada “Sentimentos Que Guiam”, com o objectivo de ajudar mulheres a transformar emoções em força interior.
De regresso à terra natal, onde pretende dar os primeiros passos do seu percurso literário, a autora expressou o desejo de partilhar vivências, ideias e reflexões que acredita poderem inspirar outras mulheres.
“A minha verdadeira intenção é ajudar a transformar pessoas aqui em Cabo Verde, motivar com palavras, com livros, com palestras”, afirmou Sónia Gonçalves, em entrevista à Inforpress.
A obra propõe uma abordagem clara, directa e acessível sobre o papel central dos sentimentos na vida humana.
Estruturado por capítulos temáticos, o livro explora emoções como raiva, medo, perdão, amor e frustração, analisando o modo como estas influenciam pensamentos, decisões e comportamentos.
“O mundo ao nosso redor influencia a maneira como sentimos, também molda o que vivemos. Por isso, é essencial identificar e entender os sentimentos que nos estão a guiar”, explicou.
Sónia Gonçalves considerou que a saúde emocional está na base da construção de uma vida mais equilibrada, relacionamentos saudáveis e decisões conscientes.
Por isso, acredita que os sentimentos funcionam como bússolas internas e que quando aprendemos a observá-los e geri-los, conseguimos viver com mais autenticidade e propósito.
Embora a obra contenha algumas referências à sua própria história, a autora evitou transformar o livro num registo autobiográfico.
“Não quis focar muito na infância para não magoar outras pessoas. Prefiro que os leitores olhem para o conteúdo como um espelho para si próprios, não como um retrato meu”, disse, referindo que, apesar de ter vivido anos a tentar agradar os outros, hoje encontrou paz ao viver de forma mais consciente e centrada em si mesma.
Emigrada desde 2006, Gonçalves viveu 16 anos em Portugal e reside actualmente nos Países Baixos, onde encontrou estabilidade e o tempo que procurava para se reencontrar.
“Foi lá que tudo começou a fluir (…), tive mais liberdade de tempo e mental para ouvir os meus pensamentos e começar a escrever”, salientou.
“Sentimentos Que Guiam” surgiu como resultado de um processo de auto-observação, aliado ao desejo de ajudar outras pessoas a ultrapassarem situações semelhantes.
A autora sublinhou que o impacto emocional da leitura é o verdadeiro propósito do lançamento.
“Desejo que cada pessoa que leia este livro possa sentir algum tipo de cura. Que as palavras sirvam como remédio e que provoquem transformação”, destacou.
Apesar de ser estreante no mundo editorial, Sónia Gonçalves garantiu que este é apenas o início. Já está a trabalhar numa segunda obra, mais focada nas problemáticas sociais enfrentadas pelas mulheres.
“Não quero ser reconhecida pela biografia, mas pela transformação que consigo provocar nos outros”, declarou.
A apresentação do livro será conduzida pela psicóloga Fabíola Barreto, num evento aberto ao público, onde a autora pretende estabelecer um diálogo directo com os leitores.
KF/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar