Cidade da Praia, 04 Abr (Inforpress) - O presidente da Associação Comunitária de São Francisco, João Ferreira, denunciou hoje o vazamento de lixos e escombros de construção civil nas proximidades das estradas que dão acesso à praia da localidade, “que é muito frequentada pelos turistas”.
A denúncia, que classificou de “lamentável e preocupante”, foi feita em declarações à Inforpress, acrescentando que essa situação tem acontecido igualmente nas zonas de pastagem, colocando em risco os animais.
"As pessoas se deslocam da Cidade da Praia e de outras localidades vizinhas e aproveitam momentos em que não há fiscalização para deixar lixos, principalmente escombros de construção civil, nas proximidades das estradas que dão acesso à praia de São Francisco", precisou.
Para pôr cobro a este " lamentável acto contra a comunidade", João Ferreira disse que já fez uma denúncia junto da Câmara Municipal da Praia no sentido de reforçar a fiscalização.
"Mesmo assim as pessoas que chegam, supostamente em caminhões ou em outras viaturas do tipo, continuam a fazer esse vazamento", lamentou este responsável, reiterando a convicção de que os infractores se deslocam da Cidade da Praia.
No entanto, apontou que esses escombros no acostamento das estradas e a proliferação de lixo tem colocado em causa a paisagem de São Francisco, que se destaca pelo seu potencial turístico.
João Ferreira avançou ainda que os pastores da localidade estão “preocupados” com a vida e a saúde dos seus animais que frequentemente estão a ingerir lixos em vez de pastagem.
Para além dessa questão, o líder associativo relatou que os jovens da comunidade têm queixado da falta de trabalho e de emprego, assim como de infra-estruturas desportivas.
"Não temos um campo de futebol em condições e a nossa placa desportiva está há muito tempo em processo de manutenção", conclui.
OM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar