São Filipe, 02 Ago (Inforpress) – A máquina de produção de gelo, com capacidade para cinco toneladas/dia, vai ser instalada na Casa do Pescador e do Agricultor no bairro de Beltches, disse hoje a vereadora da Câmara Municipal de São Filipe, Lia Barbosa.
A unidade encontra-se na ilha do Fogo há mais de um ano e era para ser instalada nas proximidades do cais de pesca no porto de Vale dos Cavaleiros, mas devido a constrangimento na disponibilização de espaços para o efeito, a edilidade decidiu pela sua instalação na Casa do Pescador e do Agricultor.
A vereadora Lia Barbosa, que superintende a área do desenvolvimento rural e da pesca, disse que o processo de instalação já iniciou com a vistoria ao espaço e sublinhou que a máquina tem capacidade para responder à demanda dos pescadores e peixeiras de São Filipe.
A sua aquisição foi cofinanciada pelo Fundo Autónomo de Aquacultura e pela câmara de São Filipe e incluindo a sua instalação representou um investimento de mais de quatro mil contos.
Ainda no sector das pescas, a vereadora avançou que o posto rural de venda de combustíveis exclusivo aos pescadores que operam no porto de desembarque de Salinas, zona norte do município, vai ser uma realidade “dentro de dias”.
Trata-se de um projecto da empresa de combustível Vivo Energy em parceria com o Ministério do Mar e a Câmara Municipal de São Filipe e, segundo a vereadora, o contentor para a instalação do posto de venda de combustíveis na estância balnear de Salinas para servir a comunidade piscatória já se encontra nas imediações do porto de Vale dos Cavaleiros aguardando o seu transporte até o local.
Segundo a autarca, a base para a sua instalação está pronta e por isso avançou que assim que os equipamentos forem transportados para Salinas vai-se proceder à sua instalação.
O porto de desembarque de pescado da estância balnear de Salinas conta com mais de 30 embarcações e cujos proprietários são obrigados a se deslocarem a São Filipe para aquisição de combustíveis para a faina da pesca.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar