São Filipe: Autarca diz que investimento na urbanização tem impacto no saneamento e drenagem de águas pluviais

Inicio | Ambiente
São Filipe: Autarca diz que investimento na urbanização tem impacto no saneamento e drenagem de águas pluviais
14/09/24 - 10:14 am

São Filipe, 14 Set (Inforpress) – Os investimentos realizados na infraestrutura e urbanização têm impactos na melhoria do saneamento urbano e na drenagem de águas pluviais, disse sexta-feira, 13, o edil de São Filipe, Nuías Silva.

O presidente da câmara, que juntamente com os vereadores e outros elementos da equipa camarária procedia à entrega de arruamentos urbanos em quatro bairros da cidade, nomeadamente Achada São Filipe, Lém de Cima, Fonte Aleixo e Xaguate Baixo, adiantou que os arruamentos são importantes para melhoria não só do saneamento do meio, como na drenagem de águas pluviais que tinham causados “muitos problemas” com as chuvas do ano passado.

Após os problemas enfrentados com as chuvas do ano passado, as intervenções realizadas tiveram resultados positivos, com as comunidades expressando satisfação pela melhoria introduzida com as intervenções, referiu.

Com um investimento de dez mil contos as obras de arruamento não só melhoraram o calcetamento e a acessibilidade, mas também elevaram a autoestima dos munícipes, que sentem o desenvolvimento a chegar aos seus bairros, afirmou.

Para o autarca, estas e outras intervenções mostram que a sua equipa está a cumprir com São Filipe a promessa de modernizar a cidade e melhorar as condições de vida das pessoas e do saneamento.

“Cumprimos todas as promessas e na próxima semana assinaremos o contrato de adjudicação para a construção da praça digital de Terra Branca (cidade) e consignação de placa desportiva de Inhuco (interior) e fomos além das promessas em termos de arruamentos e acessibilidade”, advogou o edil.

No domínio de arruamentos disse que nas próximas semanas iniciam-se novos arruamento em  Xaguate, onde foram vendidos terrenos há muito tempo, mas também nas zonas de Montinho, Achada São Filipe e Cutelo de Açúcar para criar condições para que, sobretudo, os emigrantes e jovens que tenham terreno nossas localidades possam construir.

O desafio para Nuías Silva que vai se candidatar a um segundo mandato é trabalhar para asfaltar a maior parte das ruas e criar assim o conforto às pessoas e a modernidade que a cidade requer.

“Terminando, no início do próximo ano, as duas grandes obras, o estádio 5 de Julho e o pavilhão Simão Mendes, libertaremos o ´cash flow´ financeira da câmara e avançar para a segunda fase de asfaltagem de São Filipe nas zonas em expansão como Achada São Filipe e Xaguate”,  referiu Nuías Silva,  que sublinhou que a ideia é passar directamente para asfaltagem das principais vias e calcetamento dos ramais secundários.

Com relação ao bairro de Xaguate, onde as pessoas que adquiriram terreno na câmara estão com problemas para fazer o registo junto da Conservatória, o edil disse que há uma disputa judicial entre a câmara e um privado que está a decorrer há 20 anos.

Segundo o mesmo, a câmara é dona dos terrenos, mas há uma contestação de um privado sobre os terrenos e por a câmara não poder fazer justificação judicial e nem justificação notarial dada a área do terreno, mas acredita que a razão está do lado da câmara como foi decidida na primeira instância.

“As pessoas não estão impedidas de construir porque o terreno está registado na câmara e foi vendido há mais de dez anos com segurança jurídica e a maior parte das pessoas já construiu”, afirmou Nuías Silva que reconheceu, porém, que por conta desse diferendo têm tido problema no registo na Conservatória, mas, individualmente, podem optar pela justificação notarial .

O edil avançou que se trata de um problema que está em negociação e vai ser resolvido, mas até a resolução as pessoas podem continuar a construir e tem possibilidade dos seus projectos serem aprovados pela câmara.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar