São Filipe: Areia colocada para as cavalhadas recolhidas cerca de três horas após o término da actividade

Inicio | Ambiente
São Filipe: Areia colocada para as cavalhadas recolhidas cerca de três horas após o término da actividade
02/05/24 - 09:01 am

São Filipe, 02 Mai (Inforpress) – A areia que habitualmente é colocada no Largo de Alto de São Pedro para as cavalhadas foi recolhida cerca de três horas depois do término das cavalhadas, com a passagem da bandeira.

À semelhança do ano passado, dezenas de pessoas procederam à recolha de várias toneladas de areia colocadas no largo, numa extensão de aproximadamente 200 metros de comprimento, para venda ou para ser utilizada na própria construção.

A escassez de inertes para construção civil está na base da atitude das pessoas, já que noutros tempos a areia colocada no referido espaço permanecia por semanas até que a câmara, entidade responsável pela sua colocação, mandasse fazer a recolha e limpeza do largo.

Neste momento está autorizada a apanha de areia na praia de Fonte Bila pelas autoridades marítimas, mas de forma limitada, daí que as pessoas aproveitaram o material colocado em Alto São Pedro para fazer negócios.

Na madrugada de hoje caiu o pano sobre a edição 2024 das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, por volta das 04:00, mas ao amanhecer a equipa de saneamento, que foi reforçada durante o período festivo, estava em plena faina a remover toneladas de resíduos sólidos urbanos, sobretudo copos descartáveis, garrafas de plásticos e outros tipos de lixo.

A equipa atacou em primeiro lugar as imediações da Praça do Presídio, palco principal das actividades culturais, Casa das Bandeiras, onde foi servido o almoço de 01 de Maio, e o Largo de Alto São Pedro, palco das cavalhadas e passagem das pessoas que se deslocaram para o Presídio.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar