Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) – O projecto da dessalinização de água em Achada Baleia está na fase final e vai ser inaugurado em Setembro, anunciou hoje, em São Domingos, a deputada do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder) Isa Gandira.
“O projecto já está na fase final. Segundo os técnicos, o mais tardar no mês de Setembro, a água já estará a correr nos campos dos agricultores e os agricultores manifestaram aqui satisfação, estão contentes e ansiosos à espera do grandioso dia”, afirmou.
Isa Gandira falava à Inforpress no final da visita que o grupo parlamentar do MpD efectuou, na manhã de hoje, às obras de instalação da dessalinização de água em Achada Baleia, no âmbito da preparação do debate sobre o Estado da Nação.
A dessalinizadora irá beneficiar “um número significativo” de agricultores desta “importante ribeira”, acrescentou a parlamentar, com “forte historial e potencial” nas áreas de horticultura e pecuária familiar.
Segundo a mesma fonte, o projecto, orçado em 35 milhões de euros, mostra que o Governo “está atento às pessoas”.
“Sabendo que o país, embora pequeno e insular, sofre os efeitos negativos das mudanças climáticas, pode-se dizer que estamos perante um governo que tem capacidade de transformar a agricultura de subsistência em agricultura moderna”, vincou.
A deputada do MpD elogiou o Governo por estar a investir em tecnologias “modernas, inteligentes e resilientes”, tanto na produção, na distribuição, na logística e na estratégia da água e associada à energia renovável.
O projecto, apontou, vai atrair investimento privado, criar empregos, diminuir a pobreza e também vai reduzir as assimetrias regionais, bem como melhorar a segurança alimentar, social e catapultar o mercado local no mercado turístico interno.
O projeto vai disponibilizar cerca de 2.420 metros cúbicos de água/dia no concelho de São Domingos.
TC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar