Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) formalizou hoje, no Tribunal da Comarca, a sua candidatura à câmara e assembleia-municipais de São Domingos, com Isaias Varela na corrida à sua própria sucessão.
O mandatário da candidatura do PAICV nesta autarquia, Manuel Brito, disse que todos os requisitos exigidos foram respeitados, nomeadamente, a Lei de Paridade, com 50/50 (homens e mulheres para a Assembleia Municipal, liderada por Felismina Moreno), e que a nível da câmara municipal as mulheres ocupam 40 por cento (%), contra 60% nos homens.
“É uma candidatura com um forte dinamismo, forte potencial para renovar o mandato em São Domingos, tendo em conta que esta candidatura tem feito um excelente trabalho para ganhar a confiança do povo de São Domingos, que tem tudo para apoiar a candidatura de Isaías Varela e do PAICV, tendo em conta o trabalho feito”, realçou.
Definiu-se como “um presidente do povo e que trabalha para o povo” e que está em condições de “renovar o mandato no município para continuar a trabalhar para o desenvolvimento do município,”, sustentando que “o PAICV trouxe uma nova dinâmica a este concelho rural e que trabalha com todas as pessoas”.
A lista, esclareceu, foi aberta às mulheres, aos jovens e à sociedade civil, abarcando todas as esferas do município, no campo religioso, desportivo, cultural e que houve aposta numa conjugação das experiências, visando trabalhar para o município.
O PAICV em São Domingos, prometeu, vai fazer uma campanha com civismo, pelo que exortou a candidatura adversária no sentido de juntarem esforços em prol de uma campanha de civismo e com civismo nesta disputa eleitoral para governar o município de São Domingos”.
“Vamos fazer uma campanha alegre que engrandece o município de São Domingos e vamos fazer de tudo para que a nossa candidatura saia no terreno com esperança, alegria, sem guerra, para levar esperança, amizade e o amor para São Domingos”, concluiu.
Nas eleições autárquicas de 25 de Outubro de 2020 em São Domingos, o PAICV, liderado por Isaías Varela, saiu vencedor ao conquistar 3.755 votos, correspondente a 54.2%.
O MpD, que concorreu à sua própria sucessão, conseguiu 2.689 (38.8%) elegendo sete deputados, tendo o PAICV elegido 10 dos 17 deputados e todos os sete vereadores.
Concorreu ainda a candidatura de “Ami é San Domingus” liderada por Milton Paiva, que conseguiu 313 votos para a câmara e 341 para a assembleia, equivalente a 4,5% e 4,9% das votações.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar