SIACSA abre delegação em Santa Catarina para servir trabalhadores de toda região Norte de Santiago

Inicio | Sociedade
SIACSA abre delegação em Santa Catarina para servir trabalhadores de toda região Norte de Santiago
26/03/24 - 04:12 pm

Assomada, 26 Mar (Inforpress) - O Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (SIACSA) passa a contar a partir de quarta-feira, 27, com uma delegação com sede em Assomada, Santa Catarina, para servir trabalhadores de toda região Norte da ilha de Santiago.

A delegação, situada junto aos Paços do Concelho de Santa Catarina, segundo disse à Inforpress o presidente do SIACSA, Gilberto Lima, tem a sede em Assomada, mas é para atender e salvaguardar os direitos e interesses dos trabalhadores de todos os seis municípios, que compõem a região Santiago Norte.

A medida, que se enquadra no âmbito da descentralização dos serviços do sindicato, acrescentou, vai permitir que os trabalhadores resolvam as suas situações laborais sem se deslocarem à cidade da Praia, reduzindo assim os custos de transportes.

Sobre a situação laboral em Santiago Norte, o sindicalista considerou “extremamente preocupante”, desde o comércio dos chineses, construção civil e câmaras municipais, cujos empregadores não têm respeitado, segundo ele, “minimamente as leis laborais”.

Daí, Gilberto Lima disse acreditar que a presença do SIACSA vai ser mais dinâmico e mais próximo dos trabalhadores, para que em tempo oportuno e útil possam resolver os problemas dos seus associados.

Na ocasião, reivindicou a criação em Santiago Norte de representações da Inspecção-Geral do Trabalho e da Direcção-Geral do Trabalho, assim como na Boa Vista, Fogo e Brava, alertando que sem estes serviços os trabalhadores ficam desprotegidos.

Aliás, o presidente do SIACSA notou que nas ilhas e municípios sem estes serviços, muitas vezes são os sindicatos que acabam por fazer os papéis dessas instituições do Estado.

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar