
Cidade da Praia, 08 Dez (Inforpress) – O sector dos serviços registou um crescimento de 6,6% no volume de negócios no terceiro trimestre de 2025, em termos homólogos, acompanhando igualmente subidas no emprego e nas remunerações, de acordo com dados divulgados hoje.
O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indicou hoje que além do aumento homólogo de 6,6% o volume de negócios também cresceu 6,2% face ao trimestre anterior, refletindo um desempenho positivo generalizado no sector.
Os contributos mais expressivos para a variação global partiram das secções de comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos, transportes e armazenagem e alojamento e restauração, que adicionaram 1,7, 1,8 e 2,1 pontos percentuais, respetivamente.
Estes resultados correspondem a variações de 3,0%, 17,6% e 9,1%. As demais atividades contribuíram, em conjunto, com 1,1 pontos percentuais.
No que toca ao emprego, os serviços registaram aumentos homólogos de 2,0% no emprego a tempo integral e 1,4% no emprego total, indicadores que reforçam a tendência de recuperação e estabilidade no sector.
As remunerações brutas também acompanharam a evolução positiva, aumentando 6,2% face ao terceiro trimestre de 2024 e 2,9% em relação ao trimestre anterior.
A actividade dos serviços é considerada um dos pilares da economia cabo-verdiana, sendo responsável por grande parte da criação de emprego e do dinamismo económico no país.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar