Senadora Liz Miranda apresenta programa “Ano de Regresso” ao Presidente da República para ser executado em 2025

Inicio | Cooperação
Senadora Liz Miranda apresenta programa “Ano de Regresso” ao Presidente da República para ser executado em 2025
07/02/24 - 05:20 pm

Cidade da Praia, 07 Fev (Inforpress) - A senadora pelo Estado de Massachusetts (EUA), Liz Miranda, encontrou-se hoje com o Presidente da República com quem abordou questões ligadas à diáspora e apresentou um programa “Ano de Regresso” para marcar a celebração dos 50 anos de independência.

Liz Miranda, que se encontra em Cabo Verde de 01 a 14 deste mês, para uma visita a entidades nacionais e locais, disse ter manifestado a José Maria Neves, o interesse de colaborar para que os descendentes cabo-verdianos venham ao país conhecer e participar na comemoração dos 50 anos da independência nacional em 2025.

“Queremos colaborar com um projecto em que os descendentes possam conhecer Cabo Verde pois, muitos o querem fazer mais não sabem como”, afirmou, ressaltando a possibilidade de haver uma conferência, na cidade de Boston, com descendentes não só dos EUA, mas também de Portugal, Luxemburgo e outros países da Europa e África onde existe emigração cabo-verdiana.

Para além desta conferência, Liz Miranda referiu-se ainda a criação de um programa denominado “Ano de Regresso” e que tem como objectivo trazer os descendentes cabo-verdianos a Cabo Verde para conhecerem as suas raízes.

Neste âmbito, disse crer que no ano 2025, de Janeiro a Dezembro, esse programa venha a ser cumprido.

“A nossa comunidade nos EUA é forte, temos pessoas em diferentes áreas a trabalhar, mas o maior problema são os jovens que vão para os EUA e, por não estarem preparados para enfrentar a vida, deparam com situações difíceis de educação”, disse apontando, ainda, questões de violência contra mulheres.

A partir desta quinta-feira, a senadora pelo Estado de Massachusetts vai continuar a sua visita, na ilha do Fogo, terra natal dos seus familiares, onde deverá participar nas festividades de “Banderona” e contactar os presidentes da câmara de São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina do Fogo.

PC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar