Seminário sobre acção climática recomenda mobilização de sinergias entre países e regiões

Inicio | Ambiente
Seminário sobre acção climática recomenda mobilização de sinergias entre países e regiões
14/10/24 - 10:25 pm

Cidade da Praia, 14 Out (Infopress)- O IV webinar internacional sobre acção climática e os seus efeitos concluiu que é preciso a mobilização de sinergias interna e externa entre países e regiões como forma de mitigar as consequências da alteração climática.

Esta é uma das recomendações saída deste webinar, divulgada hoje em comunicado pela Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde ( ACACV).

O encontro recomenda ainda, de acordo com a mesma fonte, a criação de mecanismos e estratégias para actualizar a linguagem cinematográfica para a nova geração, com aposta nos vídeos curtos e tendências actuais de redes sociais e adaptar as linguagens de comunicação às exigências do desenvolvimento tecnológico.

A criação de condições que permitam especialização de jornalistas para a área climática, a fim de permitir o melhoramento de temas sobre a acção climática e formas de mitigação do aquecimento global, é uma recomendação.

O webinar apontou também para a necessidade de se avançar para a  criação de rede de cinema e acção climática do atlântico, começando por macaronésia (Madeira, Cabo Verde, Açores e Canárias) e para os países como Portugal e Brasil, coordenado, numa primeira fase, pela ACACV, que pode servir como um fórum de diálogo permanente dos assuntos relacionados ao cinema, clima e educação ambiental.

O semenário recomenda a realização de festivais climáticos e ambientais como forma de criação de espaços onde o cinema pode interagir com outras áreas profissionais possibilitando criação de sinergias necessárias para o desenvolvimento, também constitui uma outra recomendação saída neste webinar.

Do documento final, ficou estabelecido a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (Cabo Verde) e a MMF Projetos de Infraestrutura (Brasil) para a criação de soluções tecnológicas de alerta precoce de riscos climáticos em Cabo Verde.

Igualmente, a sensibilização dos governantes nacionais e municipais na promoção de políticas que permitam a sustentabilidade do cinema e do audiovisual, a fim de possibilitar surgimento de produções sustentáveis, e a criação de instrumentos legais para acautelar o licenciamento de construção no litoral marinho evitando catástrofe com subida do nível da água do mar.

O evento contou com a participação de conferencistas de Cabo Verde, Brasil, Portugal, Açores e Madeira.

Este webinar aconteceu entre os dias 5, 10 e 12 de Outubro promovido pela Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) que contou com participação de vários especialistas nacionais e internacionais, no âmbito do primeiro Festival Internacional de Filmes para Ação Climática do Atlântico (FIAC), a realizar-se de 1 a 9 de Novembro de 2024 na cidade da Praia.

DG/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar