Conselho Sectorial valida 22 novas qualificações profissionais para promover empregabilidade

Inicio | Economia
Conselho Sectorial valida 22 novas qualificações profissionais para promover empregabilidade
22/05/25 - 01:45 pm

Cidade da Praia, 22 Mai (Inforpress) - A Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações (US-CNQ) promoveu hoje, na Praia, a validação de 22 qualificações profissionais para responder às necessidades do mercado nas áreas das TIC, Metalomecânica, Imagem Pessoal e Serviços Sociais, Culturais e Comunitários.

Segundo Amílcar Mendes, coordenador do US-CNQ, estas qualificações foram elaboradas com base nos estudos sectoriais realizados em Janeiro, que permitiram identificar lacunas de competências nas áreas da Imagem Pessoal, Serviços Sociais, Culturais e Comunitários, Metalomecânica e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

“É muito importante não só ter conhecimento, mas também habilidade e atitude perante aquilo que faz”, afirmou Amílcar Mendes, em declarações à imprensa, no âmbito da apresentação das 22 novas qualificações profissionais.

Explicou que, depois da realização dos estudos, foi elaborado um conjunto de qualificações, agora apresentado aos Conselhos Sectoriais para a validação, antes de seguir para homologação pela tutela e publicação no Boletim Oficial.

As 22 novas ofertas formativas serão integradas no Catálogo Nacional de Qualificações e, posteriormente, “implementadas pelas entidades formadoras”, disse Amílcar Mendes.

O responsável salientou que o objectivo do Governo é elevar a qualidade da formação profissional em Cabo Verde, assegurando que “apenas entidades devidamente acreditadas poderão ministrar as novas ofertas”.

“A qualidade começa no desenho das qualificações, passa pela acreditação das entidades e pela capacitação dos formadores”, frisou.

Com estas novas qualificações, “o catálogo passa a contar com 94 formações técnico-profissionais”, indicou o responsável, acrescentando que a meta é iniciar, ainda este ano, a elaboração de mais 30 qualificações, reforçando a resposta às exigências do mercado e promovendo a empregabilidade dos jovens.

KF/LC//CP

Inforpress/Fim

Partilhar