
Cidade da Praia, 29, Jul (Inforpress) - O secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, participa a partir de hoje e durante três dias no YALI Summit do Programa Mandela Washington Fellowship, a ter lugar em Washington, D.C., nos Estados Unidos da América.
Numa nota à imprensa, refere-se que Pedro Lopes vai ter a responsabilidade de moderar o painel de “policy” com painelistas de relevo do Governo Americano, onde será discutido o papel dos Estados Unidos e de África na colaboração para enfrentar os desafios críticos da actualidade, como a prosperidade económica, a segurança alimentar, a crise climática, a paz e segurança, e a democracia.
O secretário de Estado da Economia Digital, segundo nota de imprensa, é responsável pelo discurso de encerramento do evento, em que partilha o seu percurso desde que participou no programa YALI em 2017, quando ainda não pertencia ao Governo de Cabo Verde.
“Na altura, foi selecionado pelo seu contributo significativo à sociedade cabo-verdiana nas áreas da juventude e da inovação, destacando-se na organização do primeiro TEDx em Cabo Verde e pela sua liderança na organização juvenil Geração B-Bright”, lê-se no comunicado.
O programa Mandela Washington Fellowship é uma componente central da iniciativa YALI (Young African Leaders Initiative), criado em 2014 para apoiar jovens líderes africanos a desenvolverem as suas capacidades em áreas como liderança, empreendedorismo e inovação.
Em 2024, o programa celebra o seu décimo aniversário. Desde a sua criação, cerca de 6.500 jovens líderes de todos os países da África Subsariana participaram no Mandela Washington Fellowship, fortalecendo as suas competências e redes de contactos para promover mudanças positivas nas suas comunidades.
Cabo Verde conta nesta edição com 8 participantes e desde que iniciou o programa participaram 56 bolseiros.
PC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar