
Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) – A secretária de Estado das Comunidades, Vanusa Barbosa, desloca-se de 14 a 19 deste mês para celebrar, junto da diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos da América, a "Semana da República".
Em declarações à Inforpress, a governante sublinhou a importância da diáspora no processo de desenvolvimento do país, afirmando que o Governo quer ter a sua comunidade presente nos vários momentos do país.
“E comemorar datas importantes de Cabo Verde junto da nossa diáspora é uma forma de nós mostrarmos essa importância. Os 35 anos da Liberdade e Democracia, 13 de Janeiro e o 20 de Janeiro, que é uma data importante também para Cabo Verde, ser comemorada com a nossa maior diáspora é sempre um momento de algum significado muito grande para o Governo de Cabo Verde”, considerou.
Vanusa Barbosa disse acreditar que isso faz a comunidade “sentir-se sempre abraçada”, tendo avançado que durante a sua visita terá momentos de convívio, de celebração com os cabo-verdianos nos Estados Unidos.
“Dada a importância que têm para o país no processo de desenvolvimento, como eu já disse, o Governo de Cabo Verde entende que nós só podemos falar de um desenvolvimento integrado e sustentável do país, se tivermos a diáspora por perto, se olharmos para a diáspora como parte integrante desse processo”, afirmou.
A secretária de Estado destacou a “boa relação” existente entre o Governo e a diáspora cabo-verdiana, sublinhando o contacto permanente com as comunidades emigradas e a presença regular dos membros do Governo.
De entre as actividades a participar nos Estados Unidos, realçou a realização de um grande evento no dia 18, em Sant'Ana, na cidade de Brockton, num momento cultural de convívio, de confraternização, que servirá para sentir o pulsar da comunidade.
“Será a minha segunda missão enquanto secretária de Estado das Comunidades. E é sempre uma oportunidade de nós estarmos perto, entender os seus desafios e ver de que forma é que nós podemos cada vez mais desenhar medidas de políticas que vão ao encontro das suas expectativas”, avançou.
Vanusa Barbosa aproveitará ainda a estadia para encontros com a comunidade cabo-verdiana na Nova Inglaterra, em Rhode Island e Connecticut, além de visitas institucionais, de salientar, a Mayor de Brockton, recém-eleito, cabo-verdiano, Moisés Rodrigues.
Este, conforme perspectivou, será um momento importante para mostrar a abertura de Cabo Verde, e tratar as relações de cooperação em carteira.
ET/AA
Inforpress/Fim
Partilhar