Saúde: Ministro realça importância de troca de experiências na identificação das questões que preocupam o país

Inicio | Cooperação
Saúde: Ministro realça importância de troca de experiências na identificação das questões que preocupam o país
29/01/26 - 01:13 pm

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress) – O ministro da Saúde considerou hoje como importante a troca das experiências mantidas entre as equipas do sector da saúde de Cabo Verde e Portugal na identificação das questões que preocupam o país “hoje e no futuro”.

Jorge Figueiredo fez essa afirmação na cerimónia de encerramento do Projeto One Health Action for Enhancing Surveillance on Vector Borne Diseases in Cabo Verde (ONESVEC) que aconteceu no palácio do Governo, na cidade da Praia.

O governante realçou, na ocasião, o reconhecimento de Portugal enquanto “parceiro importante na matéria de saúde” e no reconhecimento de que os aspectos identificados são fundamentais para as políticas que se quer implementar.

Enalteceu a presença da ministra da Saúde de Portugal em Cabo Verde e justificou este elogio pela “clareza da visão estratégica partilhada” entre as duas equipas, pelos “momentos e ambição comum que une os dois países”.

“A cerimónia que hoje iniciamos é, antes de mais, um momento de balanço, mas também de afirmação política”, concretizou o ministro. 

Jorge Figueiredo referiu que o encerramento do projeto ONESVEC representa um marco concreto no reforço das capacidades nacionais de Cabo Verde em vigilância epidemiológica, laboratorial e resposta integrada às doenças transmitidas por vetores, “num contexto global cada vez mais complexo e exposto a riscos sanitários emergentes”.

O titular da pasta da Saúde enalteceu, por isso, “o papel central” do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), enquanto “pilar da vigilância e da inteligência em saúde pública”, bem como a “cooperação estruturante com o instituto português”, cuja liderança técnico-científica “tem sido determinante desde os primeiros protocolos assinados”, em 2018 e renovados em 2021.

A ministra da Saúde de Portugal, Ana Paula Martins, por seu lado, que considerou de “muito honrosa” a sua participação na apresentação dos resultados do projeto, afirmou que o ONESVEC representa “de forma exemplar” a concretização do conceito “Uma só saúde”.

“Este projeto, liderado pelos institutos nacionais de Saúde, foi submetido e foi financiado com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia demonstrando como o investimento em ciência é simultaneamente um investimento em saúde pública, em prevenção e desenvolvimento sustentável”, enfatizou a governante.

A mesma fonte salientou que as doenças transmitidas por vetores representam hoje mais de 17 por cento (%) de todas as doenças infecciosas a nível global.

Finalizou reiterando, em nome do Governo português, o compromisso com a cooperação em saúde e com a ciência ao serviço dos povos.

A ministra da Saúde de Portugal encontra-se em Cabo Verde numa visita de três dias, com o propósito de reforçar o diálogo político e passar em revista os acordos de parceria assinados na VII Cimeira bilateral.

PC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar