Mindelo, 16 Abr (Inforpress) – O projecto que une voluntariado e turismo (Volunturismo), em São Vicente, realiza um workshop para formar técnicos de diferentes organizações não-governamentais (ONG) a lidarem com emoções do público adolescente.
Segundo avançou à Inforpress Helena Gonçalves, do Volunturismo, a actividade iniciada desde dia 11 e com término na quinta-feira, 17, se insere na vertente formativa do projecto, que tem servido de ligação entre ONG cabo-verdianas e turistas/voluntários de Portugal.
O workshop, intitulado “Como compreender e lidar com as emoções - autocontrolo, inteligência emocional, controlo da frustração com o público adolescente”, é destinado a parceiros que lidam com crianças e adolescentes, que precisam de orientação.
Neste sentido, colaboram neste momento com instituições como o Instituto da Criança e do Adolescente (ICCA), Aldeias SOS, associação Djunta Mon, Centro Comunitário Irmãos Unidos e Centro de Dia do 2.º Lar.
“Queremos dar aos técnicos e colaboradores das instituições parceiras e aos demais interessados no tema mais instrumentos para lidarem com esse público, que nem sempre é fácil”, sublinhou Helena Gonçalves.
O workshop é ministrado pela psicóloga portuguesa Ana Catarina Rosa, que visita Cabo Verde pela quarta vez como volunturista.
Desde 2019, o Volunturismo São Vicente recebe turistas de diferentes áreas profissionais e com um propósito comum, conhecer a cultura cabo-verdiana na sua forma “mais autêntica e genuína” enquanto contribuem para o seu desenvolvimento através de projectos de voluntariado.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar