São Vicente: Rua de Lisboa recebe 2.ª edição do Festival de Saúde

Inicio | Sociedade
São Vicente: Rua de Lisboa recebe 2.ª edição do Festival de Saúde
01/04/25 - 04:39 pm

Mindelo, 01 Abr (Inforpress) - A Delegacia de Saúde de São Vicente realiza na segunda-feira, 07 de Abril, a 2.ª edição do Festival de Saúde na Rua de Lisboa, com standes para oferecer serviços de saúde e informações à população.

Esta informação foi avançada à imprensa pelo delegado de saúde de São Vicente, Elísio Silva, durante a 3.ª reunião com parceiros que serviu de preparação para o evento.

Segundo Elísio Silva, o Festival de Saúde enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, que se celebra a 07 de Abril, que este ano decorre sob o lema “Inícios Saudáveis, Futuros Esperançosos”, reflectindo a importância de garantir um começo de vida seguro e promissor para todas as crianças e mães.

“Em 2017, tivemos um grande número de participantes e também conseguimos mostrar à população o que é feito aqui em São Vicente. Há muitos anos as pessoas vêm reclamando porque não realizamos uma actividade do tipo. Então, desta vez, conseguimos organizar os parceiros para comemorar o Dia Mundial de Saúde”, explicou.

Conforme Elísio Silva o próprio lema da efeméride este ano “Inícios Saudáveis, Futuros Esperançosos” alerta para a necessidade de planificar a vida. Por isso, a Delegacia de Saúde estará no festival com diferentes instituições da área de saúde, da alimentação saudável, do exercício físico, representantes das estruturas de saúde, público e privado, de diferentes sectores, e respectivos profissionais para apresentar à população os cuidados de atenção primária de saúde.

“Vamos demonstrar o que é uma vida saudável, como é que podemos viver saudável num país como Cabo Verde, numa ilha como São Vicente. Vamos mostrar todos os tipos de condições de saúde que temos na ilha, seja pública ou privada, a preparação para uma gravidez e o seu seguimento e todas as condições que temos em São Vicente”, clarificou.

O evento vai oferecer exames para despiste de diferentes tipos de doenças como hipertensão, despiste de glicemia, de colesterol, de doenças de transmissão sexual e informação à população sobre saúde mental, entre outros, além de música ao vivo e exercício físico.

Apesar de ser aberto para toda a população, segundo Elísio Silva, o foco do Festival de Saúde será nas mães e nos recém-nascidos, porque erradicar mortes de mães e recém-nascidos é uma questão que sempre esteve na agenda da atenção primária de saúde.

“Na atenção primária de saúde temos o cuidado desde o início da gravidez, ou mesmo desde que as pessoas começam a pensar em ter uma gravidez, temos nos vários Centros de Saúde de São Vicente e em Cabo Verde em geral que oferece todo esse tipo de atendimento e seguimento”, adiantou a mesma fonte para quem quando algumas mortes acontecem, na maioria das vezes, não estão ligadas à falta de seguimento na atenção primária ou do seguimento hospitalar durante o nascimento e a gravidez.

“São algumas coisas que acontecem e às vezes a vida nos pega esses tipos de tréguas. Por exemplo, no ano passado em São Vicente a mortalidade infantil em 2024 esteve a rodar os países desenvolvidos. Por exemplo, quando tens uma mortalidade infantil de 7,5 por mil habitantes, isto quer dizer que a mortalidade está muito baixa, e está comparado com os países desenvolvidos”, argumentou.

Segundo o Delegado de Saúde, apenas “em 2003, houve o aumento dessa taxa devido às mortes que aconteceram no Hospital Baptista de Sousa”, embora “os hospitais centrais de Cabo Verde estão cada vez mais bem equipados e com mais médicos e profissionais capazes”.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar