São Vicente: Recrutamento de mais 15 bombeiros vai reforçar a capacidade de resposta – vereador (c/áudio)

Inicio | Sociedade
São Vicente: Recrutamento de mais 15 bombeiros vai reforçar a capacidade de resposta – vereador (c/áudio)
28/12/25 - 07:04 pm

Mindelo, 28 Dez (Inforpress) – O vereador de Protecção Civil da Câmara Municipal de São Vicente considerou hoje que o recrutamento de mais 15 bombeiros vai reforçar a capacidade de resposta da corporação, cuja procura tem sido crescente.

José Carlos da Luz falava à Inforpress a propósito do concurso lançado para o recrutamento de 15 bombeiros, que se vão juntar aos 17 efectivos da corporação. 

Segundo a mesma fonte, a câmara teve de refazer o programa do concurso, retirando alguns itens, tendo em conta que a adesão de candidatos estava “um pouco fraca”.

“Pretendemos recrutar 15 bombeiros para reforçar o contingente já existente, porque sabemos que a cidade está a crescer, quer em termos demográficos, quer também em termos de densificação ou crescimento urbanístico. E, quando é assim, logicamente, há mais procura. Nesse sentido, temos de dar resposta”, explicou.

Conforme o autarca, actualmente a corporação dos bombeiros conta com 21 voluntários, para além dos 17 efectivos, alguns dos quais se encontram em processo de aguardar a reforma.

Pelo que, disse, espera que com a alteração do programa do concurso surjam mais candidatos, de forma a dar resposta às necessidades da população de São Vicente.

“Temos esse grupo de voluntários que nos vêm ajudando bastante. São jovens capacitados e muitos vêm do serviço militar. Aproveitamos para agradecer todo o trabalho que têm feito, mas não são voluntários no sentido lato da palavra, são voluntários remunerados”, precisou.

A nível de equipamentos, o vereador considerou que os bombeiros dispõem do número necessário de ambulâncias para atender situações de emergência. Todavia, frisou, há necessidade de cuidar melhor dos equipamentos.

“São ambulâncias praticamente novas que recebemos e que se têm danificado com alguma facilidade. Não sei porquê, mas é um assunto que temos de trabalhar com o comandante, no sentido de encontrar a melhor forma de prolongar a vida útil dos equipamentos existentes na corporação”, afirmou José Carlos da Luz.

O mesmo admitiu a possibilidade de criação de um programa de manutenção e de maior controlo desses equipamentos.

Apesar disso, o autarca garantiu que as ambulâncias avariadas vão sendo reparadas, mas alertou para a existência de outros equipamentos” extremamente caros e difíceis” de adquirir.

Por isso, assegurou que a alternativa tem sido a aquisição desses equipamentos através da cooperação, nomeadamente com câmaras municipais de Portugal e também com alguns emigrantes, que oferecem sobretudo equipamentos de protecção individual para apoiar a corporação dos bombeiros.

CD/AA

Inforpress/Fim

Partilhar