São Vicente: Pro Empresa estimula empresários do turismo e da economia azul a conquistarem novos mercados

Inicio | Economia
São Vicente: Pro Empresa estimula empresários do turismo e da economia azul a conquistarem novos mercados
26/11/25 - 01:03 pm

Mindelo, 26 Nov (Inforpress) – A Pró Empresa está a trabalhar para que as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) são-vicentinas ligadas ao turismo e à economia azul conquistem novos mercados, através de acompanhamento técnico, avançou o presidente Edney Cabral.

O gestor realçou o objectivo aos jornalistas durante o workshop que pretende reforçar a integração das MPME cabo-verdianas, com especial destaque para aquelas lideradas por mulheres.

O evento, sob o lema “Oportunidades na cadeia de abastecimento do turismo e da economia azul”, já tinha sido realizado na cidade da Praia e ilha do Sal e agora, segundo a mesma fonte, chegou a vez dos empresários mindelenses terem as mesmas oportunidades.

Oportunidades essas que, sublinhou Edney Cabral, se enquadram no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, Turismo Resiliente e Economia Azul (Impulsiona).

“Temos soluções ligadas à melhoria dos serviços da organização interna, melhoria do acesso ao financiamento e assistência técnica, questões ligadas à transição digital e energética, questões de conquista de novos mercados e também questões de acompanhamento técnico”, elucidou.

A iniciativa, conforme a mesma fonte, é aproximar quem vende de quem compra, através do diálogo e contactos para negócio, e facilitar o fornecimento dos produtos. 

O workshop pretende, acrescentou, criar um espaço de alinhamento, considerado “muito importante”.

O evento foi presidido pelo ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, que participou através da plataforma digital e disse ser preciso que o país tenha a capacidade de atrelar projectos de investimentos, nomeadamente nas áreas da economia azul e turismo.

“E aproveitar essas oportunidades, seja a montante ou à jusante, e ter iniciativas empresariais que sejam capazes de trazer mais valor e dinamizar outras actividades”, vincou Eurico Monteiro.

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar