São Vicente: Primeiro–ministro inaugura 302 habitações sociais

Inicio | Sociedade
São Vicente: Primeiro–ministro inaugura 302 habitações sociais
21/07/25 - 05:37 pm

Mindelo, 21 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, preside, quarta-feira, em São Vicente, à inauguração de 302 habitações sociais pertencentes à Vila Clarinete e ao Aldeamento Rozar, localizados na zona de Ribeira de Julião.

De acordo com a empresa que executa e gerencia os projectos de construção de habitações sociais, a Imobiliária Fundiária de Habitat (IFH), dessas 302 habitações, 236 são da Vila Clarinete composto por 154 habitações do tipo T0 distribuídas por dois blocos e ainda 84 habitações de tipologia T2 distribuídas em dois blocos.

Um desses blocos da Vila Clarinete será destinado à residência universitária de modo a proporcionar a igualdade de acesso ao ensino superior, condições de habitabilidade dignas para os estudantes de outras ilhas que procuram São Vicente como ilha de residência académica.

As outras 66 habitações pertencem ao Aldeamento Rozar, são de tipologia T2, com sala, cozinha, quartos, casa de banho e quintal. Beneficiam ainda de uma área interna destinada a actividades de convivência e lazer com um parque infantil e uma praça.

De acordo com o Plano Nacional de Habitação (Planah), para o horizonte 2021-2030, criado pelo Governo em 2020, Cabo Verde tinha um défice quantitativo de 13.828 habitações.

Face a este contexto, o referido plano propõe reduzir o défice habitacional quantitativo com a construção de 7.600 habitações até 2026, sendo 2.766 habitações através da intervenção directa do Estado e as restantes 4.834 habitações pelo sector privado.

De acordo com esse mesmo documento, São Vicente é um dos municípios onde o défice habitacional é mais acentuado além da Praia, Boa Vista, Sal e municípios do interior de Santiago.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar